Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53355
Tipo: Tese
Título: Competências profissionais de enfermeiros no contexto obstétrico
Autor(es): Oliveira, Lara Leite
Orientador: Aquino, Priscila de Souza
Coorientador: Castro, Régia Christina Moura Barbosa
Palavras-chave: Competência Profissional;Avaliação de Desempenho Profissional;Avaliação de Recursos Humanos em Saúde;Pesquisa sobre Serviços de Saúde;Obstetrícia;Enfermagem
Data do documento: 28-Nov-2019
Citação: OLIVEIRA, L. L. Competências profissionais de enfermeiros no contexto obstétrico. 2019. 18 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo objetivou analisar as competências profissionais de enfermeiros que atuam em maternidades habilitadas pela Rede Cegonha. Tratou-se de um estudo do tipo avaliativo, analítico, correlacional, com delineamento transversal. Para tanto utilizou a teoria From Novice to Expert de Patrícia Benner, que descreve as competências necessárias para que o enfermeiro torne-se perito em sua prática profissional, agrupadas em sete domínios, bem como afirma que é necessário o profissional passar por cinco estágios de desenvolvimento de aquisições de competências. Foi realizado no período de novembro de 2016 a novembro de 2019, em maternidades habilitadas e de referência para a Rede Cegonha, em quatro macrorregiões do estado do Ceará. A competência profissional dos enfermeiros foi avaliada por duas populações: 22 enfermeiros atuantes no contexto obstétrico e 440 puérperas. Os instrumentos de coleta dos dados foram validados por um grupo de juízes mediante técnica Delphi. Os dados foram compilados e analisados estatisticamente mediante uso do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® versão 24.0. Foram realizados os testes de Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher para identificar diferenças significativas entre as maternidades. O teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da amostra, e o teste não paramétricos para a comparação da adequação dos domínios em cada maternidade avaliada, Kruskal-Wallis. O projeto foi aprovado por Comitês de Ética em Pesquisa sob os protocolos 1.939.946 e 2.531.361, da Universidade Federal do Ceará e do Centro Universitário Católica de Quixadá, respectivamente. Os sete domínios descritos na teoria versam sobre os seguintes aspectos: 1 (Função Ajuda), 2 (Função ensino e treinamento), 3 (Função Diagnóstico e Monitoramento), 4 (Gerenciamento eficaz das situações de rápida mudança), 5 (Administrar e monitorar os regimes e as intervenções terapêuticas), 6 (Monitorar e assegurar as qualidades das práticas) e 7 (competências organizacionais). Na comparação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros identificou-se que o domínio 2 apresentou a melhor adequação (0,90) e o domínio 4 a pior adequação (0,60). Os domínios 1, 4 e 5 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Em termos gerais, percebe-se que a Maternidade B possui os profissionais enfermeiros mais peritos das quatro instituições avaliadas. E a maternidade A apresenta os profissionais menos peritos das quatro instituições avaliadas. Infere-se, ainda, que o Domínio 2 é o mais adequado, no qual suas competências são compreendidas e aplicadas pelos enfermeiros. Já no que se refere à avaliação das puérperas, identificou-se que os domínios 2; 4; 6 e 7 apresentaram as melhores adequações (1,00) e o domínio 5 a pior adequação (0,56). Os domínios 1 a 6 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Na comparação das adequações das competências por domínios na visão de enfermeiros e puérperas, observou-se que todos os domínios foram mais bem avaliados pelas puérperas que pelos enfermeiros, com exceção do domínio 5 (0,56). Infere-se que este é o domínio de pior avaliação e o que deve ser reforçado em treinamentos e capacitações profissionais. De uma maneira geral os domínios mais bem avaliados foram os: 2 (A Função ensino e treinamento), 6 (Monitorar e assegurar a qualidade das práticas) e 7 (Competências Organizacionais). A associação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros com variáveis sociodemográficas e profissionais não mostrou resultados significantes (p<0,05), entretanto na associação da adequação dos domínios na avaliação das puérperas com variáveis sociodemográficas e obstétrica tem-se que o domínio 5 foi influenciado pela faixa étaria (p=0,042). Os domínios 1, 4, 5 e 6 foram influenciados pela renda e pela presença do acompanhante (p<0,05). Conclui-se, portanto, que os enfermeiros que prestam assistência obstétrica às quatro maternidades habilitadas pela Rede Cegonha no estado do Ceará não foram considerados peritos em todos os domínios descritos por Benner, apesar de terem sido mais bem avaliados de uma maneira geral.
Abstract: The present study aimed Analyze the professional skills of nurses working in maternity wards enabled by Rede Cegonha. To do so, he used Patrícia Benner's From Novice to Expert theory, which describes the skills necessary for nurses to become experts in their professional practice, grouped in seven domains, as well as affirming that it is necessary for professionals to go through five stages of development. skills acquisition. It was carried out from November 2016 to November 2019, in qualified maternities and reference for the Rede Cegonha, in four macroregions of the state of Ceará. The professional competence of nurses was assessed by two populations: 22 nurses working in the obstetric context and 440 mothers. The data collection instruments were validated by a group of judges using the Delphi technique. The data were compiled and analyzed statistically using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) ® version 24.0. Pearson's chi-square and Fisher's exact tests were performed to identify significant differences between maternities. The Kolmogorov-Smirnov test to test the normality of the sample, and the nonparametric test to compare the adequacy of the domains in each evaluated maternity, Kruskal-Wallis. The project was approved by Research Ethics Committees under protocols 1,939,946 and 2,531,361, from Universidade Federal do Ceará and Centro Universitário Católica de Quixadá, respectively. The seven domains described in the theory deal with the following aspects: 1 (Help function), 2 (Teaching and training function), 3 (Diagnosis and Monitoring function), 4 (Effective management of rapidly changing situations), 5 (Administer and monitor therapeutic regimes and interventions), 6 (Monitor and ensure the qualities of practices) and 7 (organizational skills). When comparing the adequacy of the domains in the nurses' self-assessment, it was identified that domain 2 had the best fit (0.90) and domain 4 the worst fit (0.60). Domains 1, 4 and 5 showed a significant difference between maternity hospitals (p <0.05). In general terms, it is clear that Maternity B has the most experienced nurse professionals from the four institutions evaluated. And maternity A presents the least experienced professionals from the four institutions evaluated. It is also inferred that Domain 2 is the most appropriate, in which its skills are understood and applied by nurses. Regarding the evaluation of the mothers, it was identified that the domains 2; 4; 6 and 7 presented the best adjustments (1.00) and domain 5 the worst adjustment (0.56). Domains 1 to 6 showed a significant difference between maternity hospitals (p <0.05). When comparing the adequacy of competences by domains in the view of nurses and puerperal women, it was observed that all domains were better evaluated by puerperal women than by nurses, except for domain 5 (0.56). It is inferred that this is the domain of the worst assessment and what should be reinforced in training and professional qualifications. In general, the best assessed domains were: 2 (The teaching and training function), 6 (Monitoring and ensuring the quality of practices) and 7 (Organizational skills). The association of the adequacy of the domains in the nurses' self-assessment with sociodemographic and professional variables did not show significant results (p <0.05), however in the association of the adequacy of the domains in the assessment of the puerperal women with sociodemographic and obstetric variables, it is found that the domain 5 was influenced by the age group (p = 0.042). Domains 1, 4, 5 and 6 were influenced by income and the presence of a companion (p <0.05). It is concluded, therefore, that the nurses who provide obstetric assistance to the four maternities enabled by Rede Cegonha in the state of Ceará were not considered experts in all the domains described by Benner, despite having been better evaluated in general.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53355
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_lloliveira.pdf260,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.