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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Frota, Vinicius | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T12:53:43Z | - |
dc.date.available | 2020-08-06T12:53:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FROTA. Vinicius. Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53332 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.title | Mestres da cultura e diversidade cultural: notas sobre representações do patrimônio imaterial cearense | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O registro dos Mestres da Cultura, que teve início no Ceará em 2004, tem apresentado novos desafios ao campo das políticas patrimoniais. Os mestres são representantes de saberes e fazeres tradicionais, e atuam na difusão de memórias e de identidades relativas à diversidade cultural. O presente artigo propõe-se a contribuir com a compreensão de lutas simbólicas travadas no processo de construção de um imaginário social sobre a identidade cultural cearense, por meio da política patrimonial ligada aos Mestres da Cultura. Através de análise qualitativa, pretende-se articular a percepção sobre a realidade empírica com o aporte de autores e de literatura referentes ao campo do patrimônio cearense. Os processos de patrimonialização são espaços de disputas que envolvem a elaboração de discursos e a proteção de bens culturais reconhecidos como expressivos da diversidade cultural de uma comunidade. Esses bens assumem um papel fundamental na compreensão de visões de mundo e de práticas coletivas, interligando memórias e fortalecendo sentimentos de pertença. Os mestres são escolhidos como ícones da tradição popular num panorama de conflitos e negociações, lembrados ou esquecidos por meio da mobilização de recursos simbólicos. Através de práticas de seleção e classificação, a política de Mestres da Cultura constrói representações acerca da totalidade das manifestações tradicionais, uma leitura oficial acerca do domínio da cultura popular tradicional cearense que se pretende preservar. | pt_BR |
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