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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlberti, Adrianna-
dc.contributor.authorFuruzato, Fábio Dobashi-
dc.date.accessioned2020-08-05T19:50:47Z-
dc.date.available2020-08-05T19:50:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALBERTI, Adrianna; FURUZATO, Fábio Dobashi. Transgressão feminina: Emília Freitas e a transgressão da realidade através da narrativa fantástica. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 8, n. 20, p. 35-56, abr./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53327-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA Rainha do Ignotopt_BR
dc.subjectFreitas, Emília, 1855-1908pt_BR
dc.subjectLiteratura Fantásticapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.titleTransgressão feminina: Emília Freitas e a transgressão da realidade através da narrativa fantásticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara Todorov (2008) o gênero literário fantástico é resultado de uma narrativa em que, calcada na verossimilhança com o mundo real, se define pela manutenção da hesitação da existência do elemento sobrenatural ou insólito. Indo além, na concepção de David Roas (2014), o fantástico é uma categoria estética, cujo intuito é colocar em dúvida os limites e a validade da forma como se percebe o real. Partindo desses pressupostos, interessa nesse artigo o romance A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas (1855-1908), publicado originalmente em 1899. Busca-se desenvolver uma análise com o objetivo de compreender os elementos fantásticos da obra, detidamente na questão da transgressão da realidade por meio da narrativa fantástica. A hipótese trabalhada é que Emília Freitas transgride sua realidade (a posição da mulher na sociedade brasileira do século XIX) ao oferecer uma narrativa em que a mulher está em uma posição de poder e cuja presença é rodeada de mistério e acontecimentos insólitos. Para tanto, é elaborado um diálogo da obra literária com o contexto histórico da autora através do destaque sobre a questão da personagem principal Funesta.pt_BR
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