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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Niviane dos Reis-
dc.date.accessioned2020-08-04T12:18:26Z-
dc.date.available2020-08-04T12:18:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.pt_BR
dc.identifier.isbn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectBrasil- Programa Bolsa Família (PBF)pt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Família (PBF)pt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleEntendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Famíliapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.pt_BR
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