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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Niviane dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-04T12:18:26Z | - |
dc.date.available | 2020-08-04T12:18:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Niviane dos Reis. Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53299 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | Brasil- Programa Bolsa Família (PBF) | pt_BR |
dc.subject | Programa Bolsa Família (PBF) | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.title | Entendendo a desigualdade social para além dos muros da escola: análise dos discursos dos docentes da educação básica sobre os alunos beneficiários do Programa Bolsa Família | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial? O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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