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dc.contributor.authorFernandez, Daniela Tamara-
dc.date.accessioned2020-08-04T12:09:17Z-
dc.date.available2020-08-04T12:09:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERNANDEZ, Daniela Tamara. Cooperação e integração regional na América Latina: o caso de estudo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2236-6636-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53298-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBSpt_BR
dc.subjectMERCOSULpt_BR
dc.subjectUNILApt_BR
dc.titleCooperação e integração regional na América Latina: o caso de estudo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILApt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo contextualizar o surgimento da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, para compreender sua criação, sua inserção internacional, seu papel político e ideológico regional, e os desafios do projeto pedagógico-institucional em um contexto internacional e intercultural. Para tal fim, este estudo se propõe realizar uma análise dos processos históricos da Cooperação Sul-Sul - CSS no marco internacional, que tem sua origem na década de 1950, período posterior à Segunda Guerra Mundial. Nesse caso se focará principalmente no ressurgimento da CSS no século XXI, processo que se encontra marcado pelo reconhecimento dos países do Norte, e pela competição política e econômica de determinados países emergentes do Sul Global, como Brasil, em regiões como África e América Latina. Para compreender o surgimento da UNILA, no ano 2010, é necessário analisar os processos de cooperação e integração regional em América Latina, tendo em consideração que a instituição é uma universidade brasileira de carácter internacional que se criou a partir da proposta do MERCOSUL, de construir uma universidade para a integração do bloco regional. Desta maneira, se analisará a inserção política do Brasil no processo de integração regional, especificamente no período do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2010), junto ao processo de democratização e expansão da educação nesse período.pt_BR
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