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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia
Título em inglês: Teaching work: the challenge of reinventing assessment in times of pandemic
Autor(es): Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Ramalho, Mara Lúcia
Queiroz, Virgínia Coeli Bueno de
Palavras-chave: Avaliação;Formação de professores;Pandemia;Covid-19
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Mara Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Trabalho docente: o desafio de reinventar a avaliação em tempos de pandemia. Revista LABOR, Fortaleza (CE),v. 1, n. 23, p. 113-130, jan./jun. 2020.
Resumo: Este artigo traz à cena uma reflexão de forma exploratória sobre os desafios postos aos professores, no que tange à reinvenção dos processos avaliativos de cursos de EaD, diante do momento vivenciado pela COVID 19. Para esse debate, parte-se do pressuposto de que a avaliação sempre constituiu um desafio para o professor, pois a ação de avaliar pressupõe escolhas, as quais, muitas vezes, estão enlaçadas pelas definições das políticas públicas. No momento atual, em que a pandemia alterou o ritmo das vidas das pessoas, a avaliação na educação a distância, que se realizava presencialmente teve alterações para atender às especificações determinadas pelo isolamento social. Nesse cenário, o repensar sobre a avaliação se impõe e a possibilidade de refletir sobre a temática, num processo de formação continuada que se inicia. A formação continuada dos professores se evidencia na construção da subjetividade individual e coletiva.
Abstract: This article brings to the scene an exploratory reflection on the challenges posed to teachers, with regard to the reinvention of the evaluation processes of distance education courses, given the moment experienced by COVID 19. For this debate, it is assumed that the evaluation it has always been a challenge for the teacher, since the action of evaluating presupposes choices, which, many times, are linked by the definitions of public policies. At the present time, when the pandemic has changed the pace of people's lives, the assessment in distance education, which was carried out in person, had changes to meet the specifications determined by social isolation. In this scenario, rethinking the evaluation is necessary and the possibility of reflecting on the theme, in a process of continuing education that begins. The continuing education of teachers is evident in the construction of individual and collective subjectivity.
Resumen: Este artículo trae a la escena una reflexión exploratoria sobre los desafíos planteados a los maestros, con respecto a la reinvención de los procesos de evaluación de los cursos de educación a distancia, dado el momento experimentado por COVID 19. Para este debate, se supone que la evaluación Siempre ha sido un desafío para el maestro, ya que la acción de evaluar presupone opciones que, muchas veces, están vinculadas por las definiciones de políticas públicas. En la actualidad, cuando la pandemia ha cambiado el ritmo de vida de las personas, la evaluación en educación a distancia, que se llevó a cabo en persona, tuvo cambios para cumplir con las especificaciones determinadas por el aislamiento social. En este escenario, es necesario repensar la evaluación y la posibilidad de reflexionar sobre el tema, en un proceso de educación continua que comienza. La educación continua de los docentes es evidente en la construcción de la subjetividad individual y colectiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53149
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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