Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53132
Tipo: Artigo de Evento
Título: Desdobramentos possíveis entre a linguística sistêmico funcional, a análise de discurso crítica e a gramática do design visual
Autor(es): Lemos, Claudênia de Paula
Palavras-chave: Linguagem;Metafunções;Significados
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: UFG
Citação: LEMOS, Claudênia de Paula. Desdobramentos possíveis entre a linguística sistêmico funcional, a análise de discurso crítica e a gramática do design visual. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS, E LINGUÍSTICA 4.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 3. 25-28 ago.2015. Catalão (GO). Anais... Catalão (GO):UFG. 2015. P. 191-200.
Resumo: O Presente trabalho pretende esboçar a proposta da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) desenvolvida por Halliday (2004) e seus desdobramentos para outras abordagens linguísticas contemporâneas, apresentando as adaptações realizadas pelos teóricos da Análise de Discurso Crítica (ADC) e da Gramática do Design Visual (GDV), desenvolvidas, respectivamente, por Fairclough (2001; 2003) e Kress e van Leewen (2006). Estes autores sugerem que do mesmo modo como a linguagem verbal produz significados através de suas funções ideacional, interpessoal e textual, as composições visuais também os produzem Nosso enfoque recai, especificamente, na identificação e utilização das metafunções ideacionais, interpessoais e textuais da linguagem propostas pela gramática funcional da LSF, verificando como essa proposta funcional da linguagem norteia outras vertentes de estudo linguísticas e subsidia questões que envolvem as relações entre a linguagem e a sociedade. Primeiramente apresentaremos os pressupostos da LSF, tida como teoria de base, para depois mostrar como ela foi adaptada em outras abordagens dos estudos da linguagem. Descreveremos as três metafunções propostas por Halliday (2004), em seguida apresentaremos a proposta a ADC e como Fairclough (2001, 2003) adaptou-as e propôs os três significados do discurso. Por fim, descreveremos as funções representacional, interativa e composicional propostas pela GDV. Desse modo, objetivamos realizar um percurso teórico que explane a aplicabilidade dessas abordagens de estudo para o entendimento do uso da linguagem e sua relação dialética com a sociedade, contribuindo para a realização de procedimentos de pesquisa baseados em categorias linguísticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53132
ISSN: 2177-5443
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_cplemos.pdf255,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.