Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKésio, Gérison Fernandes Lopes-
dc.contributor.authorWanneska, Anny Loureiro Brás-
dc.date.accessioned2020-07-24T11:57:20Z-
dc.date.available2020-07-24T11:57:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationKEZIO, Gérison Fernandes Lopes; WANNESKA, Anny Loureiro Brás. A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 140-155. Tema: Linguagem e diversidade cultural.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7862-580-1 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDUFMApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicopedagogopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleA psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbr: O presente trabalho refere-se a importância das contribuições da Psicopedagogia na mediação da aprendizagem da língua(gem). Ressaltando estudos sobre a aprendizagem humana de aquisição da leitura, que a mesma leva o aluno a se expressar, fazendo parte do universo de conhecimento e comunicação, através da linguagem escrita. A Psicopedagogia estuda o processo de construção do conhecimento, buscando decifrar elementos que podem estar travando essa aprendizagem, procurando trabalhar com ferramentas e estratégias de aprendizagem que faça o indivíduo superar essas dificuldades. Inserida como fator de suma importância no processo de ensino aprendizado, o psicopedagogo, em parceria com a escola, visa disponibilizar aos professores novas técnicas metodológicas de ensino para adequar-se a realidade do aluno com surdez, assim como em relação ao seu desenvolvimento psicossocial, que é um dos grandes obstáculos para o aprendizado da língua(gem), visto que essa dificuldade pode gerar consequências negativas para a aprendizagem que poderão ser irreversíveis no desenvolvimento, se não for oferecido o adequado acesso à aquisição de uma língua(gem) de forma natural. Como referência foram utilizados os estudos de autores como BARTHES (1988), BOSSA (2000), DIAS (2001), FERREIRO e TEBEROSKY (1991), KATO (1995), KÉZIO e WANNESKA (2015), LA TAILLE (1997), REGO (1995), SILVA (1996), PAIN (1985), VASCONCELOS (2000), VISCA (1991), VYGOTSKY (1984 e 1987), WEISS (1992).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_gflkesio.pdf118,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.