Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Késio, Gérison Fernandes Lopes | - |
dc.contributor.author | Wanneska, Anny Loureiro Brás | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-24T11:57:20Z | - |
dc.date.available | 2020-07-24T11:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | KEZIO, Gérison Fernandes Lopes; WANNESKA, Anny Loureiro Brás. A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAS , 1., 8 a10 de jun.2016, Bacabal (MA). Anais... Bacabal (MA): EDUFMA. 2016. p. 140-155. Tema: Linguagem e diversidade cultural. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7862-580-1 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53114 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDUFMA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A psicopedagogia como mediadora do processo de aquisição da língua(gem) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | : O presente trabalho refere-se a importância das contribuições da Psicopedagogia na mediação da aprendizagem da língua(gem). Ressaltando estudos sobre a aprendizagem humana de aquisição da leitura, que a mesma leva o aluno a se expressar, fazendo parte do universo de conhecimento e comunicação, através da linguagem escrita. A Psicopedagogia estuda o processo de construção do conhecimento, buscando decifrar elementos que podem estar travando essa aprendizagem, procurando trabalhar com ferramentas e estratégias de aprendizagem que faça o indivíduo superar essas dificuldades. Inserida como fator de suma importância no processo de ensino aprendizado, o psicopedagogo, em parceria com a escola, visa disponibilizar aos professores novas técnicas metodológicas de ensino para adequar-se a realidade do aluno com surdez, assim como em relação ao seu desenvolvimento psicossocial, que é um dos grandes obstáculos para o aprendizado da língua(gem), visto que essa dificuldade pode gerar consequências negativas para a aprendizagem que poderão ser irreversíveis no desenvolvimento, se não for oferecido o adequado acesso à aquisição de uma língua(gem) de forma natural. Como referência foram utilizados os estudos de autores como BARTHES (1988), BOSSA (2000), DIAS (2001), FERREIRO e TEBEROSKY (1991), KATO (1995), KÉZIO e WANNESKA (2015), LA TAILLE (1997), REGO (1995), SILVA (1996), PAIN (1985), VASCONCELOS (2000), VISCA (1991), VYGOTSKY (1984 e 1987), WEISS (1992). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_gflkesio.pdf | 118,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.