Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53093
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O povo indígena Anacé e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará: desenvolvimento e resistências no contexto da barbárie por vir
Autor(es): Nóbrega, Luciana Nogueira
Palavras-chave: Conflito socioambiental;Desenvolvimento;Resistências;Povo indígena Anacé
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: NÓBREGA, Luciana Nogueira. O povo indígena Anacé e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará: desenvolvimento e resistências no contexto da barbárie por vir. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 2, p. 165-211, jul./ out. 2020.
Resumo: O artigo pretende explorar as narrativas em torno da construção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, em contraponto às demandas dos indígenas Anacé pela demarcação do seu território, descrevendo os múltiplos sentidos de desenvolvimento, utilizados, no caso, como armas discursivas que refletem modelos socioambientalmente distintos. Resultado de um estudo qualitativo que triangula diversos métodos – levantamento bibliográfico que privilegiou a produção Anacé sobre o tema, levantamento documental acerca dos processos que tramitaram no Ministério Público Federal e na Justiça Federal do Ceará e observação participante -, busquei refletir sobre a agência e as mobilizações engendradas pelos Anacé. Com um saber próprio, os Anacé tem re-existido à barbárie por vir, dando-nos pistas importantes para compreender, refletir e agir no contexto da crise socioambiental na qual todos estamos inseridos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53093
ISSN: 2318-4620
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lnnobrega.pdf252,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.