Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53055
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista | - |
dc.contributor.author | Batista, Leidiane Priscilla de Paiva | - |
dc.contributor.author | Paula, Edson Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T11:50:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T11:50:32Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista; BATISTA, Leidiane Priscilla de Paiva; PAULA, Edson Oliveira de. Notas sobre a história da educação ambiental no Brasil. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53055 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Brasil-História | pt_BR |
dc.subject | Ambientalismo | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Notas sobre a história da educação ambiental no Brasil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Diante da crise socioambiental, intensificada nas últimas décadas, torna-se necessário repensar as relações entre sociedade e natureza. Neste contexto, a Educação Ambiental tem contribuído para a construção de um pensamento integrado e de ações ambientalmente responsáveis em busca de uma consciência ecológica. Refletir sobre a história da Educação Ambiental torna-se exercício importante na direção da sustentabilidade. Neste ensejo, esse trabalho objetiva traçar linhas gerais sobre o histórico da Educação Ambiental no Brasil. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica de caráter básico e exploratório, de cunho narrativo. Ao longo de sua história o conceito de Educação Ambiental foi sendo aprimorado e superando o pensamento que dicotomiza ser humano e natureza. Com a evolução do conceito, a humanidade passou a ser considerada parte integrante do meio. Atualmente, entende-se que além de aspectos ambientais, ela deve se preocupar também com problemas sociais e políticos. A história da Educação Ambiental no Brasil foi inspirada pelo movimento ambientalista no final de 1960. O crescimento e o fortalecimento das lutas em defesa do meio ambiente despertaram a conscientização acerca das relações mantidas pela sociedade com o meio ambiente. Eventos como a Conferência das Nações Unidas e o Rio-92, juntamente com o avanço da legislação ambiental possibilitaram a consolidação da Educação Ambiental. Somente em um segundo momento, a Educação Ambiental deixou de ser vista somente como parcela do ambientalismo e passou a ser tratada como proposta pedagógica capaz de transformar a sociedade. A Educação Ambiental no Brasil embora emergente, evoluiu na forma como é vista e tratada pela sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_tppbmatos.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.