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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mãe é o que cria: o significado de uma maternidade substituta
Título em inglês: Being a mother means being a carer: themeaning of foster motherhood
Autor(es): Cavalcante, Cinthia Mendonça
Jorge, Maria Salete Bessa
Palavras-chave: Adolescente;Criança;Comportamento de apego;Acolhimento familiar;Saúde mental
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Estudos de Psicologia
Citação: CAVALCANTE, Cinthia Mendonça; JORGE, Maria Salete Bessa. Mãe é o que cria: o siignificado de uma maternidade substituta. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 265-275, abr./jun. 2008.
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender o significado da figura materna na promoção de saúde mental em uma relaçãomãe-filho, provisória e substituta, como o estabelecido em programa de família acolhedora. Participaram dessa pesquisa quatrodas seis mulheres que compõem o universo de mães substitutas do Programa de Famílias Acolhedoras, promovido pelaSecretaria da Ação Social do Estado do Ceará, e as crianças e adolescentes acolhidos por elas. A metodologia caracteri-zou-se por realização de grupo focal com as mães acolhedoras, complementada pelo uso de desenho com as crianças eadolescentes. Para a composição dos dados dos sujeitos, utilizaram-se documentos da instituição coordenadora doprograma, e para a análise dos discursos, adotou-se a hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. A relação estabelecidaentre a mãe acolhedora e a criança ou adolescente cuidado foi compreendida como uma relação geradora de vínculo efundamentada em sentimentos afetuosos.
Abstract: The main goal of this research is to understand the importance of the mother figure for a child’s mental health in a foster situation.Taking part in this study were four of the six mothers who work for the Foster Families Program promoted by the Ceará stategovernment, and their respective foster children. The investigation method was characterized by means of a focal group includingthe foster mothers, which was supplemented by the use of drawings with the children. Documents from the program’s coordinatinginstitution were used in order to build the subjects’ profile. Hermeneutic Phenomenology, based on Paul Ricoeur’s theory, was usedto analyze the discourses. Thus, the relationship established between the foster mother and the child or adolescent in her care canbe interpreted as one which generates a bond and which is based on affection and attachment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53045
ISSN: 0103-1666X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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