Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
Autor(es): Paiva, Enivaldo Sousa
Silva, Otalício Rodrigues da
Lima, Daniel Cassiano
Palavras-chave: Meio ambiente;Metodologia;Cooperação
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize Eventos
Citação: PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_espaiva.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.