Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Enivaldo Sousa | - |
dc.contributor.author | Silva, Otalício Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Lima, Daniel Cassiano | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T12:36:18Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T12:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.title | O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_espaiva.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.