Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Enivaldo Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Otalício Rodrigues da-
dc.contributor.authorLima, Daniel Cassiano-
dc.date.accessioned2020-07-21T12:36:18Z-
dc.date.available2020-07-21T12:36:18Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleO rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidadept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_espaiva.pdf79,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.