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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalixto, Francisca Graziele Costa-
dc.contributor.authorAlves, Israela Melo-
dc.contributor.authorGomes, Carmemsilva Bezerra-
dc.contributor.authorMartins, Josenice Vasconcelos-
dc.date.accessioned2020-07-21T12:25:47Z-
dc.date.available2020-07-21T12:25:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCALIXTO, Francisca Graziele Costa; ALVES, Israela Melo; GOMES, Carmemsilva Bezerra; MARTINS, Josenice Vasconcelos. O pré-vestibular como fator desencadeador de depressão em estudantes da rede privada. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53031-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDepressão-Adolescênciapt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.titleO pré-vestibular como fator desencadeador de depressão em estudantes da rede privadapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs expectativas acerca do ingresso na universidade nem sempre geram pontos positivos no desenvolvimento do adolescente. Diversos fatores podem tornar a situação de provas um evento estressante e desencadeador de diversas tensões que afetem na qualidade de vida desses estudantes. Ressalta-se a supervalorização da escolha profissional como fator decisivo para os jovens. Para compreender a adolescência utilizou-se os pressupostos da teoria histórico cultural, na qual considera a adolescência como um processo subjetivo do indivíduo, uma fase do desenvolvimento que se constrói a partir da interação biopsicossocial. O presente estudo teve como objetivo avaliar os indicadores de depressão nos estudantes pré-vestibular, correlacionando-o com os dados sociodemográfico dos alunos de uma escola privada do município de Sobral - CE. Para isso os estudantes responderam a um livreto composto pelo Questionário de Saúde Geral (QSG-12) e Questionário Sociodemográfico. Foi possível considerar que o sofrimento psíquico está presente no período antecedente os exames pré-vestibulares independente das condições sociodemográficas observadas. Em suma, foi identificado que não existem condições ideais que favoreçam todos os indivíduos da mesma forma, corroborando com o princípio de subjetividade/individualidade do sujeito. Tão pouco se pode afirmar que o desenvolvimento de determinado fator possa beneficiar os demais construtos, pois, não foi encontrado um equilíbrio de fatores socioeconômicos capaz de sustentar a diminuição de todos os sintomas estudados.pt_BR
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