Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Norma Suely Ramos Freire | - |
dc.contributor.author | Neves, Abimael Fechine | - |
dc.contributor.author | Andrade, Matheus Fernandes Garcia de | - |
dc.contributor.author | Torres, Cicero Magerbio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T11:36:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T11:36:44Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Norma Suely Ramos Freire; NEVES, Abimael Fechine ; ANDRADE, Matheus Fernandes Garcia de; TORRES, Cicero Magerbio Gomes . Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53028 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize Eventos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.title | Espaços apropriados para educação não escolar na região do cariri cearense, um aporte para a educação científica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A escola necessita responder à demanda da Educação Científica e sua popularização social, nesta era do conhecimento. Assim, ações docentes precisam contribuir na formação integral do cidadão crítico, participativo e competente para resolver problemas. Isso implica na formação de professores que responda ao desafio. Este estudo aborda a importância dos espaços não forma de educação para a Educação Científica. Trata-se de relato de experiência, vivenciada com licenciandos de Ciências Biológicas no semestre 2018.2 na Universidade Regional do Cariri - URCA, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo consta de: pesquisar espaços de educação não formal presentes na Região do Cariri Cearense com potencial para o desenvolvimento da Educação Científica no Ensino de Ciências da Natureza, para divulgação em atividade extensionista. No procedimento metodológico pesquisaram-se seis espaços não formais, ainda inexplorados pelas escolas locais e previamente escolhidos. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, analisados em seguida frente às orientações nacionais curriculares vigentes. Os resultados foram transformados em teases para publicação midiática. Pôde-se perceber grande potencial para Educação Científica nesses espaços pesquisados. Concluiu-se que a Região do Cariri Cearense apresenta grande riqueza de espaços não formais para Educação Científica, porém ainda pouco explorados na educação escolar, que oportuniza novos estudos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_nrsfbezerra.pdf | 79,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.