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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luciana de Siqueira-
dc.contributor.authorBessa, Juliana Maria Rabeilo-
dc.contributor.authorAbreu, Vanessa Mendes de-
dc.contributor.authorBezerra, Aline Sobreira-
dc.date.accessioned2020-07-20T11:41:07Z-
dc.date.available2020-07-20T11:41:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luciana de Siqueira; BESSA, Juliana Maria Rabeilo; ABREU, Vanessa Mendes de BEZERRA, Aline Sobreira. Aplicativo Kahoot como metodologia ativa de ensino no curso de graduação de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53007-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize Eventospt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectBioquímica e Química de Alimentospt_BR
dc.subjectFundamentos de Análises de Alimentos.pt_BR
dc.titleAplicativo Kahoot como metodologia ativa de ensino no curso de graduação de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando a complexidade e extensão dos conteúdos abordados nas disciplinas de Química e Bioquímica de Alimentos, assim como em Fundamentos de Análises de Alimentos, foi realizado no primeiro semestre de 2019 quiz online Kahoot como metodologia de ensino-aprendizagem visando o uso da gamificação na didática do ensino superior. Para a aplicação do quiz, os alunos foram divididos em grupos e, posteriormente, apresentado as questões, as quais abordavam o conteúdo explanado especificamente em cada disciplina. O impacto e eficácia da metodologia ativa utilizada no aprendizado dos estudantes foram avaliados por meio de formulário online e uma avaliação em quadrantes denominada “Curtigrama”, permitindo que, em ambos, os aprendizes expusessem suas opiniões baseadas em suas experiências pessoais ao participar da atividade. De acordo com as respostas dadas ao formulário, observamos que aproximadamente 75% dos alunos consideraram a experiência metodológica positiva, segundo os seguintes aspectos: eficiência no aprendizado, interação, diversão e recomendação. Esse aspecto positivo do método foi confirmado no ‘Curtigrama’, no qual foi observado que aproximadamente 74% dos discentes citaram o Kahoot no item “Fiz e gostei”. Diante da elevada aceitação do método, o Kahoot pode ser considerado como uma ferramenta interessante e viável para o aprendizado de conteúdos obrigatórios para o curso de Engenharia de Alimentos.pt_BR
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