Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Hercília Maria | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T10:46:21Z | - |
dc.date.available | 2020-07-17T10:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Hercília Maria. Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52968 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Modo de socialização | pt_BR |
dc.title | Da invenção da infância à (re)invenção da forma escolar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A predominância de um modo escolar de socialização, sistemática e metodologicamente orientado de ensinar e educar as crianças, é uma construção sócio-histórica recente se se considerar os trajetos da existência infantil associados à institucionalização da infância em formações escolares específicas. Em relação à história e à educação no e do Ocidente, articula-se a diversas transformações ocorridas na modernidade, que contribuíram para delimitar novas maneiras de se conceber e de se relacionar com a infância, ocasionando a pedagogização das relações sociais entre adultos e crianças. Com base nesse entendimento, o artigo objetiva refletir a evolução do sentimento de infância em observância à constituição histórica da categoria “aluno”. O texto apoia-se no entendimento teórico-metodológico da forma escolar e na história social da infância, que, articulados à filosofia da educação e ao pensamento pedagógico, permitem pensar os modos de educar e ensinar as crianças nas instituições educativas contemporâneas como apropriações de práticas escriturais-escolares da pedagogia pautadas em uma idealização da natureza infantil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_hmfernandes.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.