Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBalacó, Bruno Anderson Ferreira-
dc.contributor.authorPatrício, Edgard-
dc.date.accessioned2020-07-15T12:00:53Z-
dc.date.available2020-07-15T12:00:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBALACÓ, Bruno Anderson Ferreira; PATRÍCIO, Edgard. As características do ouvinte de rádio no Brasil na perspectiva das pesquisas radiofônicas. Revista Latino-americana de Jornalismo-Âncora. João Pessoa (PB) V.7., n.1; jan./jun p. 301-321. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2359-375X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52932-
dc.description.abstractAbstract This paper aims to identify the characteristics of the radio listener, at a time when the vehicle has just completed 100 years of operation in Brazil. We used as a parameter a review of historical literature on academic researches that deal with the role of the radio audience in the country, where concepts such as internet user listener (LOPEZ, 2010), faithful listener (PRATA, 2002) and expanded listener (FERRAZ, 2019). In a state of the art format, the survey mapped a total of 25 types of listeners. Based on this data collection, we systematized, based on Content Analysis techniques (BARDIN, 2004), markers that synthesize each of these profiles. We reached 17 characteristic features that make up the final result of this researchpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Latino-americana de Jornalismo-Âncora.pt_BR
dc.subjectJornalismo - Rádiopt_BR
dc.subjectOuvintept_BR
dc.subjectPesquisas - Rádiopt_BR
dc.titleAs características do ouvinte de rádio no Brasil na perspectiva das pesquisas radiofônicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo identificar as características do ouvinte de rádio, no momento em que o veículo tem recém completado 100 anos de atuação no Brasil. Utilizamos como parâmetro uma revisão de literatura histórica sobre as pesquisas acadêmicas que versam sobre o papel da audiência radiofônica no País, nas quais foram esboçados conceitos como os de ouvinte internauta (LOPEZ, 2010), ouvinte fiel (PRATA, 2002) e ouvinte expandido (FERRAZ, 2019). Em formato de estado da arte, o levantamento mapeou um total de 25 tipologias de ouvintes. A partir dessa coleta de dados, sistematizamos, com base nas técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004), marcadores que sintetizam cada um desses perfis. Chegamos a 17 traços característicos, que compõem o resultado final desta pesquisa.pt_BR
dc.title.enThe characteristics of the radio listener in Brazil from the perspective of radio researchpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_bafbalaco.pdf431,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.