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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPaula, Edson Oliveira de-
dc.contributor.authorBatista, Leidiane Priscilla de Paiva-
dc.contributor.authorMatos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista-
dc.date.accessioned2020-07-10T12:55:15Z-
dc.date.available2020-07-10T12:55:15Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPAULA, Edson Oliveira de; BATISTA, Leidiane Priscilla de Paiva; MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista. Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52868-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleCrise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasilpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrRefletir sobre as noções de crise e conhecimento a partir da prática docente constitui a base deste trabalho. Buscou-se não apenas apresentar uma discussão puramente teórica, mas lançar esforços na direção de tecer reflexões sobre nuances do cotidiano escolar no ensino público. O intuito foi diagnosticar o quadro geral observado no ensino básico em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza, pondo em relevo os problemas socioeconômicos enfrentados pelos alunos e suas famílias, a desvalorização e o desrespeito sofridos pelos professores e profissionais da educação em sua lida diária. Elaborou-se este trabalho a partir da leitura de bibliografias que refletem desafios e possibilidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, mas avança no campo da prática reflexiva. A escassez de recursos materiais e humanos, a desvalorização dos docentes e demais profissionais da educação, a falta de recursos e de incentivos para a formação continuada, o descompasso entre a preparação (universitária) e a realidade da prática do fazer pedagógico, o distanciamento da realidade vivida pelo aluno, as determinações do sistema educacional, a pressão e o assédio moral sofridos pelos professores mediante a busca de marcas e índices, etc. são alguns dos muitos problemas que contribuem para a famigerada crise da educação escolar. Constata-se que tal crise educacional se apresenta de forma multifacetada e exige ações conjuntas dos variados setores (governo, gestores escolares, família, alunos e professores) em busca de superar as dificuldades estruturais e os desafios impostos a sociedade na atual conjuntura.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

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