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dc.contributor.authorPereira, Caciana Linhares-
dc.contributor.authorRicarti, Camila de Sousa-
dc.date.accessioned2020-07-09T18:21:15Z-
dc.date.available2020-07-09T18:21:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Caciana Linhares; RICARTI, Camila de Sousa. Quando eu perdi você, ganhei a aposta: amor e desejo na novela A Dócil, de Dostoiévski. Psicanálise & Barroco em revista, Rio de Janeiro (RJ), v. 1, n. 01, jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1679-9887-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52854-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicanálise & Barroco em revistapt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectNeurose obsessivapt_BR
dc.subjectDostoiévski, Fiódor, 1821-1881pt_BR
dc.titleQuando eu perdi você, ganhei a aposta: amor e desejo na novela A Dócil, de Dostoiévskipt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho surgiu do desejo de, através da obra de Dostoiévski (1821-1881), fazer uso do laço fundado por Freud (1856-1939) entre a Psicanálise e a Literatura, seguindo o argumento que situa a Arte como produtora de testemunhos do inconsciente. Uma obra particular, A Dócil (1876), permitiu que apreendêssemos aspectos fundamentais do modo como desejo e amor podem se articular na neurose obsessiva. A contribuição que a Psicanálise aporta sobre o tema permitiu articular o texto literário à teoria e nesse percurso algo novo se produziu. O modo como a novela apresenta o desejo e o amor permite escutar um modo próprio que Freud já havia perscrutado na neurose obsessiva, mas, o que pareceu central foi perceber que o escritor segue uma ética que nos é familiar: aponta para a face negativa do desejo e ao impossível que atravessa a experiência amorosa.pt_BR
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