Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Abniza Pontes de Barros-
dc.date.accessioned2020-07-09T09:08:24Z-
dc.date.available2020-07-09T09:08:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLEAL, Abniza Pontes de Barros. Mecanismos dêiticos e estratégias de leitura do gênero tira. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória (ES), v. 7, n. 9, p. 6-26, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1982-291X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52839-
dc.description.abstractThis paper focuses on the analysis of comic strips in Brazilian Portuguese Language Textbooks (BPLTs), concerning theoretical questions about deixis, comic strip genre and textual discourse strategies necessary to the understanding of comic strips by means of enabling students to develop reading competency. The main theoretical references were selected according to: Bakhtin (2011), Eisner (1999) and Mendonça (2002) for genre; Bühler and Fillmore’s studies discussed in Cavalcante (2010; 2011) for deixis; Koch, Bentes and Cavalcante (2007) for reading strategies. The comic strip genre is a profitable area for research and study since the works have been based on both media studies and genre relations to pragmatic markers related to author and target audience. The corpus for analysis is made up of six comic strips extracted by BPLTs; the results show that it is possible to understand comic strips not only as a way to produce humor but also as a social construct, so that the relationship between linguistic and non-linguistic elements is complex and requires mastery of different strategies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista (Con)Textos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didático (LD)pt_BR
dc.subjectDêixispt_BR
dc.subjectGênero textual tirapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de leiturapt_BR
dc.titleMecanismos dêiticos e estratégias de leitura do gênero tirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho trata da análise de tiras presentes no Livro Didático (LD) em consonância com questões teóricas referentes à dêixis, ao gênero tira e a estratégias textualdiscursivas necessárias à sua compreensão, como uma possibilidade de permitir ao aluno desenvolver competências leitoras linguístico-discursivas. A base teórica, no que se refere a gênero, segue as propostas de Bakhtin (2011), Mendonça (2002) e Eisner (1999); no que diz respeito à dêixis, Bühler e Fillmore a partir dos estudos de Cavalcante (2010, 2011); e quanto às estratégias de leitura, Koch, Bentes e Cavalcante (2007). O gênero tira se constitui um campo profícuo de pesquisa e estudo, visto que as pesquisas têm se voltado ora mais para a investigação no campo midiático; ora mais para a relação do gênero com os aspectos pragmáticos que particularizam seus produtores e receptores. O corpus da amostra é constituído por seis tiras retiradas de LD e os resultados evidenciam que é possível compreender a tira não apenas como um artefato capaz de produzir humor, mas também como um construto social, cuja harmonia entre os elementos linguísticos e não linguísticos é complexa e requer domínio de diferentes estratégias.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_apbleal.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.