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dc.contributor.advisorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorSampaio, Renata Kelly Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-08T11:03:30Z-
dc.date.available2020-07-08T11:03:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Renata Kelly Oliveira. Atuação inclusiva do bibliotecário escolar: análise acerca do transtorno do espectro autista. 2019. 58f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52827-
dc.description.abstractThe vertiginous growth of autistic people challenges the society as a whole, and the School Library could not escape such responsibilities. Data from the Centers for Disease Control and Prevention (CDC) determined that in the US, approximately 1 in 59 children is diagnosed with an autism spectrum disorder. In Brazil, it was approved, in July from 2019, by the President of the Republic, the Law 13.861 / 2019 that includes specific data on autism in the 2020 Census. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) is the agency responsible for making the census data collection, thus, we will have for the first time in our country a research aimed for this audience. This research aims to verify what Library Science has been producing about autism specifically in School Libraries and what actions could be proposed for the inclusion of these students. The methodological approach used was a systematic literature review in the Information Science Database (BRAPCI) and for the data analysis we made use of the thematic analysis method. The results indicated a lack of publications on autism in the library science, which proves that the inclusion of these students is a very rich and challenging field to be further investigated. The Librarian's assistive technologies, playful resources, and continued education are great allies for an inclusive Library.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno de Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectBiblioteca inclusivapt_BR
dc.titleAtuação inclusiva do bibliotecário escolar: análise acerca do transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO crescimento vertiginoso de pessoas autistas traz desafios para a sociedade como um todo e, a Biblioteca Escolar não poderia se eximir de tais responsabilidades. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontam que nos EUA a prevalência é, para cada 59 crianças, uma é autista. No Brasil, foi sancionada em Julho de 2019, pelo Presidente da República a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre o autismo no Censo 2020. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável por fazer o levantamento do censo, quando então, teremos pela primeira vez no nosso país uma pesquisa voltada para este público. Este trabalho tem como objetivo verificar o que a Biblioteconomia vem produzindo sobre o autismo especificamente em Bibliotecas Escolares e, quais ações poderiam ser propostas para a inclusão destes alunos. O percurso metodológico utilizado foi a revisão sistemática da literatura na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e, para a análise dos dados fizemos uso do método da análise temática. Os resultados apontaram uma carência de publicações sobre autismo na Biblioteconomia, o que podemos constatar que a inclusão desses alunos é um campo riquíssimo e desafiador para ser mais investigado. As tecnologias assistivas, recursos lúdicos e a educação continuada do Bibliotecário são grandes aliadas para uma Biblioteca inclusiva.pt_BR
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