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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52821
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cavalcante, Lídia Eugenia | - |
dc.contributor.author | Souza, Kristina Faith Weber de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T10:59:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08T10:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Kristina Faith Weber de. Leitores Livres: A Leitura Literária no Percurso Escolar. 2019. 94f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52821 | - |
dc.description.abstract | Presents reading as a dynamic activity that integrates daily life permeated with multiple looks and subjectivities. Describes the reader's unique relationship with the text and the reader's education process in the school environment. Shows as main justification the authors personal interest and experiences as well as indicates a justification for the school librarian professionals. The purpose of this research is to demonstrate the importance of innovating forms and methods of the use of literary reading during the school journey giving freedom to the student to explore curiosities, interests and literary tastes, nourishing true pleasure for reading and books. In addition, it envisions the contribution of the school library in this process, as well as emphasizes the work of the librarian as a mediator and collaborator in the teaching-learning process. It uses the exploratory methodology through the application of questionnaires during the XIII International Book Biennial of Ceará to identify the literary reading practices applied in public and private elementary schools and provide a pleasant and autonomous reading. Data analysis shows that despite recognizing the importance of the library, most students and teachers do not attend or use this space. In addition, it confirms that the student’s autonomy in choosing literary reading is still limited and occasional. It concludes that the continuity and consistency of reading actions that allow the expression of the reader's perceptions freely and autonomously during the school journey, produces conscious citizens capable of transforming reality. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário Escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomia do Leitor | pt_BR |
dc.title | Leitores Livres: A Leitura Literária no Percurso Escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresenta a leitura como atividade dinâmica que integra o cotidiano permeado de múltiplos olhares e subjetividades. Descreve a relação singular do leitor com o texto e o processo de formação do leitor no ambiente escolar. Traz como justificativa principal o interesse pessoal e suas experiências e aponta também uma justificativa para os profissionais bibliotecários escolares. O intuito desta pesquisa é demonstrar a importância de inovar as formas e métodos do uso da leitura literária durante o percurso escolar dando liberdade para o aluno explorar curiosidades, interesses e gostos literários, nutrindo verdadeiro prazer pela leitura e os livros. Além disso, vislumbra a contribuição da biblioteca escolar nesse processo, bem como ressalta o trabalho do bibliotecário como agente mediador e colaborador no processo de ensinoaprendizagem. Utiliza a metodologia exploratória através da aplicação de questionários durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará para identificar as práticas de leitura literária aplicadas nas escolas de ensino fundamental público e privado e se proporcionam uma leitura prazerosa e autônoma. A análise dos dados demonstra que apesar de reconhecerem a importância da biblioteca, grande parte dos alunos e professores não frequentam ou utilizam esse espaço. Além disso, confirma que a autonomia dos alunos na escolha das leituras literárias ainda é limitada e eventual. Conclui-se que a continuidade e consistência de ações de leitura que permitem a expressão das percepções do leitor de forma livre e autônoma durante o percurso escolar, produz cidadãos conscientes e capazes de transformar a realidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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