Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Eduardo Santos Junqueira-
dc.contributor.authorOliveira, Ítalo de-
dc.contributor.authorTeixeira, Elisângela Nogueira-
dc.contributor.authorSilva, Cátia Luzia Oliveira da-
dc.contributor.authorTorres, Andrei Bosco Bezerra-
dc.contributor.authorCoelho, Matheus Campelo-
dc.date.accessioned2020-07-08T09:56:01Z-
dc.date.available2020-07-08T09:56:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; OLIVEIRA, Ítalo de; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra; COELHO, Matheus Campelo. Pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocular. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), Fortaleza (CE), v. 1, n. 2, dez. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9555-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813-
dc.description.abstractThis research project aims to document the navigation and reading of undergraduate students in virtual learning environments during learning processes, using the eye tracking technique. The objective is to identify elements of navigation and student reading behavior, trough reading texts and the use of experimental interfaces for desktop computers, which favor the interaction of students in the context of virtual forums, generating benefits for learning. The results of the study may guide the development of scientifically validated parameters to guide the development of digital interfaces and tools for Distance Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectRastreamento Ocularpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFórum virtual de aprendizagempt_BR
dc.titlePesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste projeto de pesquisa visa documentar a navegação e leitura de alunos de cursos de graduação em ambientes virtuais de aprendizagem durante processos de aprendizagem, utilizando a técnica do rastreamento ocular (eye tracking). O objetivo é identificar elementos da navegação e do comportamento leitor do aluno, tanto da leitura de textos quanto do uso de interfaces experimentais, disponibilizadas em desktop, que favoreçam a interação dos alunos no contexto dos fóruns virtuais, gerando benefícios para a aprendizagem. Os resultados do estudo poderão orientar o desenvolvimento de parâmetros, validados cientificamente, para balizar o desenvolvimento de interfaces e ferramentas digitais para a Educação a Distância.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_esjrodriguesioliveira.pdf998,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.