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dc.contributor.authorSousa, Rosângela do Socorro Nogueira de-
dc.date.accessioned2020-07-02T10:21:19Z-
dc.date.available2020-07-02T10:21:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. Dissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gênero. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 5, n. 1, p. 277-290, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52707-
dc.description.abstractThis article aims to present the result of research developed as a master dissertation, focusing on the organization of the gender "school composition" under the scope of the systemic-functional grammar Halliday (1985). The material is composed of 44 texts of high school students divided into two groups: The first group with larger average than 6,0, and the second with same average or smaller than 6,0. The message structure (theme and rheme) and its modus operandi in the text supporting the processes of meaning from the patterns of thematic development were analysed. The results show that there is no difference between the types of topics chosen in both groups, but the thematic elements and method of development differ. With regard to development patterns in the texts of the first group, the highest incidence was the zig-zag pattern, and in the second group, the reiterated theme.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDomínios de Lingu@gempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectGênero redação escolarpt_BR
dc.subjectGênero dissertação escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento temáticopt_BR
dc.titleDissertação de vestibular: um enfoque funcional sobre a organização do gêneropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo apresentar o resultado de pesquisa desenvolvida como dissertação de mestrado, enfocando a organização do gênero “dissertação escolar” sob o escopo da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1985). O material de análise é composto por 44 textos de alunos de pré-vestibular divididos em dois grupos: O primeiro grupo é composto por 22 textos aos quais foi atribuída nota maior que 6,0 (seis) e o segundo grupo é composto também por 22 textos aos quais foi atribuída nota igual ou menor que 6,0 (seis). São colocadas em evidência as estruturas de mensagem (tema e rema) e seu modus operandis no texto como elementos que contribuem para os processos de significação a partir dos padrões de desenvolvimento temático. Os resultados apontam para o fato de que não há diferença entre os tipos de Temas escolhidos nos dois grupos, mas os elementos temáticos e o método de desenvolvimento diferem. No que diz respeito aos padrões de desenvolvimento, nos textos do primeiro grupo, a maior incidência foi do padrão zig-zag e, nos do segundo grupo, do tema reiterado.pt_BR
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