Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarmo, Francisca Maurilene do-
dc.contributor.authorSousa Filho, Mário Cabral de-
dc.date.accessioned2020-07-01T13:06:56Z-
dc.date.available2020-07-01T13:06:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Mário Cabral de. Indisciplina escolar: numa perspectiva histórico-social da educação. 2015. 34f. - Monografia (TCC) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52696-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleIndisciplina escolar: numa perspectiva histórico-social da educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando que a indisciplina escolar é um fenômeno que vem se agravando progressivamente, o presente documento terá como objetivo principal conhecer a relação que existe entre educação e trabalho, na perspectiva histórico-social para compreensão da indisciplina escolar. O interesse pela temática surge das praticas docentes de estágios nas escolas publicas e particulares de Fortaleza, no qual presenciei casos de indisciplina na sala de aula e pelo interesse para saber lidar com este problema. O estudo possibilitará aos professores entender como surgiu a educação a partir do trabalho, e compreender a relação do aprendizado entre professor e aluno através das tendências pedagógicas. Para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e usou-se o referencial teórico composto pelos seguintes autores: SAVIANI (2007), TONET (2012), OLIVEIRA (2005), FREIRE (1996) e dentre outros artigos e periódicos, com o intuído de conhecer os aspectos relativos à educação e trabalho, como também buscar conceitos da indisciplina e disciplina. Os resultados apontam que existe uma relação importante entre educação e trabalho, ausência de uma identidade do papel do professor, diante da grande evolução da sociedade pelo trabalho. Foi constatado que a educação sempre foi condicionada a produção da riqueza, e isso proporcionou práticas pedagógicas disciplinares muito conservadoras, tradicionais entre professor e aluno. A indisciplina nessa perspectiva histórico-social surge da indignação do aluno pelo sistema do ensino e torna-se necessário ter um novo olhar sobre a disciplina, não como forma de punição e submissão, mas de conscientização e do diálogo na relação professor-aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_mcsousafilho.pdf715,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.