Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zientarski, Clarice | - |
dc.contributor.author | Sagrillo, Daniele Rorato | - |
dc.contributor.author | Pereira, Sueli Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T22:16:50Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T22:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-5473 | - |
dc.identifier.issn | 2175-795X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Perspectiva | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Participação dos professores | pt_BR |
dc.subject | Autonomia da escola | pt_BR |
dc.title | O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_smpereiraczientarski.pdf | 148,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.