Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZientarski, Clarice-
dc.contributor.authorSagrillo, Daniele Rorato-
dc.contributor.authorPereira, Sueli Menezes-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:16:50Z-
dc.date.available2020-06-30T22:16:50Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473-
dc.identifier.issn2175-795X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPerspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectParticipação dos professorespt_BR
dc.subjectAutonomia da escolapt_BR
dc.titleO espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_smpereiraczientarski.pdf148,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.