Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? |
Authors: | Zientarski, Clarice Sagrillo, Daniele Rorato Pereira, Sueli Menezes |
Keywords: | Formação continuada de professores;Participação dos professores;Autonomia da escola |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Perspectiva |
Citation: | ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676 |
ISSN: | 0102-5473 2175-795X |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_art_smpereiraczientarski.pdf | 148,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.