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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Bylaardt, Cid Ottoni | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T22:49:45Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T22:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | BYLAARDT, Cid Ottoni. A tormenta da escrita - uma leitura do romance O manual dos inquisidores, de António Lobo Antunes. Revista Scripta, Belo Horizonte (MG), v. 4, n. 8, p. 261-274, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-3428 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52658 | - |
dc.description.abstract | The novel O manual dos inquisidores, by the portuguese writer António Lobo Antunes apparently refers to a common theme: the rise and fall of a mighty man. Nevertheless, power is overwhelmed by a writing that hides an inoperative knowledge, perhaps a non-knowledge, an unprofitable and mendacious speech, that develops from itself, eliding the rhetoric, mythological and ideological character of literature. This paper intends to demonstrate the tormenting search of absolute by this writing that disrupts with the utilitary narrative to make itself art in its eccentricity and excesses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Scripta | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dossiê | pt_BR |
dc.subject | Antunes, António Lobo, 1942-. O manual dos inquisidores (Ficção - 1996) | pt_BR |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Análise crítica | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.title | A tormenta da escrita - uma leitura do romance O manual dos inquisidores, de António Lobo Antunes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O manual dos inquisidores parece tratar de um tema aparentemente banal: a ascensão e a queda de um poderoso. O poder, entretanto, é aqui volatilizado e desestabilizado por uma escrita que esconde um saber inoperante, ou um não-saber, um discurso inútil e mentiroso, que se desenvolve a partir de si mesmo, eliminando o caráter retórico, mitológico ou ideológico da literatura. Este estudo pretende evidenciar a atormentada busca do absoluto por esta escrita que rompe com a narrativa utilitária para se fazer arte em suas excentricidades e em seus excessos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
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