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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso
Autor(es): Zientarski, Clarice
Sagrillo, Daniele Rorato
Pereira, Sueli Menezes
Palavras-chave: Estado;Neoliberalismo;Coerção;Cidadania;Professores
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional
Citação: ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Menezes. A cidadania negada aos profissionais de educação frente às contradições do estado mínimo: um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, SC, v. 8, n. 19, p. 161-180, maio/ago. 2013.
Resumo: Este artigo analisa as contradições que envolvem o Governo Neoliberal e os direitos dos professores, no Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, entre 2007 e 2010. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo que utiliza aportes documentais e bibliográficos para análise. A pesquisa demonstra um aumento significativo das ações coercitivas do Estado, representado pelas instituições que lhe sustentam: Polícia Estatal, Poder Legislativo, Meios de Comunicação, Poder Judiciário com a função de coibir, desmantelar e enfraquecer o sindicato dos professores e forças populares em suas reivindicações, através da proibição do direito à greve dos professores; intervenção no Plano de Carreira dos Professores; negativa de cumprir com o pagamento do Piso Nacional dos Educadores, determinado pela Constituição Federal, o que culminou com a prisão de grevistas em suas manifestações. As ações que envolvem o Estado geram contradições, pois de um lado enfraquecem a organização dos professores e de outro provocam o fortalecimento do capital em detrimento do poder estatal. Isso referenda que o neoliberalismo reduz o tamanho do Estado e atenua as instituições sociais, limitando a cidadania.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52620
ISSN: 2175-2613
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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