Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorCarvalho, Alanna Oliveira Pereira-
dc.date.accessioned2020-06-26T11:30:43Z-
dc.date.available2020-06-26T11:30:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Maria José; CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. O papel da escola e o conceito de aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo de caso a partir de um município cearense. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.336-350.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52601-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO papel da escola e o conceito de aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo de caso a partir de um município cearensept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo aqui apresentado é um pequeno recorte uma grande pesquisa realizada no ano de 2012 no Estado do Ceará, e do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia/2015. Os dados são oriundos de depoimentos dados por educadores e educandos de Educação de Jovens e Adultos fundamental I e do Programa Brasil Alfabetizado - PBA.recolhidos em um estudo de caso de um município, dentre os 36 pesquisados, com o fim de aprofundar questões pouco esclarecidas durante a pesquisa ampla. As falas dos sujeitos são o grande suporte para as inferências do estudo. O recorte feito no estudo de caso enfatiza as impressões e reflexões dos sujeitos participantes sobre a estrutura física da escola,o papel da escola na aprendizagem de jovens e adultos pertencentes aos cursos de alfabetização e de continuação de estudos e o conceito de aprendizagem para estes sujeitos. A fundamentação teórica foi baseada em autores como: Freire (2002, 2008), Santos (2015), Soares (1994) e Dias (2009) dentre outros. A análise das falas nos permitiram refletir sobre estas três categorias específicas, que foram escolhidas por serem significantes para busca de soluções nos problemas mais recorrentes da EJA, as inferências servem de lastro para recomendações a gestores federal, estadual e municipais, Instituições de Ensino Superior e educadores, visando a melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos, tanto na alfabetização como na continuidade de estudos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mjbarbosa.pdf189,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.