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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52572
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire |
Título(s) alternativo(s): | Conocimiento y su socialización en la educación escolar para la pedagogía de la autonomía de Paulo Freire: un análisis a la luz de la teoría histórico-crítica |
Título em inglês: | Knowledge and its socialization in school education for the pedagogy of Paulo Freire's autonomy: an analysis in the light of historical-critical theory |
Autor(es): | Zientarski, Clarice Pena, Anderson dos Anjos Pereira |
Palavras-chave: | Pedagogia da autonomia;Ontologia do ser social;Socialização do conhecimento;Pedagogia histórico-crítica;Conhecimento sistematizado |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista HISTEDBR On-line |
Citação: | ZIENTARSKI, Clarice; PENA, Anderson dos Anjos Pereira. Conhecimento e a sua socialização na educação escolar para a pedagogia da autonomia de Paulo Freire: uma análise à luz da teoria histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, 2019. |
Resumo: | Este artigo visa compreender a visão de Paulo Freire acerca do conhecimento sistematizado e sua socialização na escola, na obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (FREIRE, 2016a). O fio condutor da análise será a ontologia, pois é a partir da compreensão do nascedouro do homem enquanto ser social e a serviço do processo de humanização por ele idealizado, que Freire explicita sua visão sobre o conhecimento e desenvolve sua teoria pedagógica, sustentando-se em uma base teórica de inspiração existencialista cristã e na filosofia humanista moderna da educação, conforme esclarece Saviani (2008). Neste prisma, tomando por referência a Pedagogia histórico-crítica, sistematizada a partir obras de Saviani (2013) Duarte, (2016) e Martins (2013), entre outros teóricos caberá neste artigo uma comparação entre o sentido do conhecimento para pedagogia da autonomia e para a Pedagogia histórico-crítica. Nossa tentativa aqui é de capturar a essência do pensamento de Freire (2016a) sobre conhecimento, para compreender até que ponto a sua teoria poderá contribuir para criar uma condição irreversível, superior e revolucionária de humanização. |
Abstract: | This article aims to understand Paulo Freire's vision of systematized knowledge and its socialization in school, in the work Pedagogy of autonomy: knowledge necessary for educational practice. (FREIRE, 2016a). The leading thread of the analysis will be the ontology, since it is from the understanding of the birth of man as a social being and at the service of the process of humanization that he idealizes, that Freire explicitly explains his view of knowledge and develops his pedagogical theory, (SAVIANI, 2008). In this context, it is important to emphasize the importance of education in the modern humanist philosophy of education. In this prism, taking as reference the historical-critical pedagogy - systematized from works by Saviani (2013) Duarte, (2016) and Martins (2013), among other theorists will fit in this article a comparison between the sense of knowledge for pedagogy of autonomy and for historical-critical pedagogy. Our attempt here is to capture the essence of Freire's (2016a) thinking about knowledge to understand to what extent his theory may contribute to create an irreversible, superior and revolutionary condition of humanization. |
Resumen: | Este artículo pretende comprender la visión de Paulo Freire acerca del conocimiento sistematizado y su socialización en la escuela, en la obra Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios a la práctica educativa. (FREIRE, 2016a). El hilo conductor del análisis será la ontología, pues, es a partir de la comprensión del nacido del hombre como ser social y al servicio del proceso de humanización por él idealizado, que Freire explicita su visión sobre el conocimiento y desarrolla su teoría pedagógica, en una base teórica de inspiración existencialista cristiana y en la filosofía humanista moderna de la educación, como aclara Saviani (2008). En este prisma, tomando por referencia la Pedagogía históricocrítica - sistematizada a partir de obras de Saviani (2013) Duarte, (2016) y Martins (2013), entre otros teóricos cabrá en este artículo una comparación entre el sentido del conocimiento para pedagogía de la autonomía y para la Pedagogía histórico-crítica. Nuestro intento aquí es de capturar la esencia del pensamiento de Freire (2016a) sobre el conocimiento para comprender hasta qué punto su teoría de contribuir a crear una condición irreversible, superior y revolucionaria de humanización. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52572 |
ISSN: | 1676-2584 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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