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dc.contributor.authorSousa, Maria Margarete Fernandes de-
dc.contributor.authorOliveira, Flávia Cristina Cândido de-
dc.date.accessioned2020-06-25T02:55:12Z-
dc.date.available2020-06-25T02:55:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Margarete Fernandes de; OLIVEIRA, Flávia Cristina Cândido de. Metáforas conceptuais em gêneros convencionais e emergentes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 3, n. 4, p. 115-126, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52568-
dc.description.abstractThe use of metaphors is seen by many people just as on ornamental resource found in literary genres, but such concept is not accepted anymore, since they appear in many genres of speech and writing. For this reason, based on Lakoff; Johnson's (1980), the Conceptual Metaphor Theory and Fauconnier; Turner (2002) Conceptual Integration Theory, this paper aims to discuss how metaphors are built in other writing genres. Through the analysis of a corpus composed of seven little bubbles and two poems, we observed how conceptual metaphors are realized and how the mental images found in them are constructed. It was, thus, evident that the use of metaphors is present in both genres with the purpose of building the senses of the text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetáfora conceptualpt_BR
dc.subjectTeoria de Integração Conceptualpt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectGênero emergentept_BR
dc.titleMetáforas conceptuais em gêneros convencionais e emergentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso de metáforas é visto por muitos como, apenas, um recurso estilístico encontrado nos gêneros literários, mas esse uso extrapola esses domínios, visto que aparecem em diversos gêneros da fala e da escrita. Por essa razão, este trabalho se propõe a fazer uma discussão, baseado na teoria de Lakoff; Johnson (1980), sobre Metáforas Conceptuais, e Fauconnier e Turner (2002) sobre a teoria de Integração Conceptual, demonstrando em outros gêneros escritos, como essas metáforas são construídas. Através da análise de um corpus de sete balõezinhos e dois poemas, observamos como se apresentam as metáforas conceptuais e a construção mental presente nelas. Ou seja, verificamos que em ambos os gêneros há uso de metáfora conceptual com o propósito de construir os sentidos do texto.pt_BR
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