Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553
Type: Artigo de Evento
Title: O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE
Authors: Araújo, Ana Cláudia Uchôa
Keywords: Formação pedagógica;Tecnologias digitais;Ensino à distancia
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: ARAÙJO, Ana Cláudia Uchôa. O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.174-185.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo objetiva a análise da percepção do professor tutor a distância acerca da contribuição da formação pedagógica no IFCE no Curso de Tutor para o uso das tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa, estudo de caso, baseada em Ludke e André (1986), por estudar uma realidade específica do curso de formação do professor tutor no curso técnico em Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil.Formam o referencial teórico estudiosos da Educação a Distância - EaD, da tutoria, como Bruno e Lemgruber (2009); e da formação para esta modalidade, como Cardoso (2012). Utiliza nos procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e um questionário fechado. Inferiu-se que os aspectos gerenciais, didáticos, pedagógicos, técnicos e tecnológicos devem ser cuidadosamente planejados e que as TDICs devem ser vistas como aliadas da aprendizagem e do ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553
ISSN: 2237-2229
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_acuaraujo.pdf207,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.