Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52549| Tipo: | Artigo de Evento |
| Título: | Entre o oficial e o noticioso: educação e instrução em debate no Ceará dos anos 1940 |
| Autor(es): | Silva, Manuelle Araújo da Silva, Mirelle Araújo da |
| Palavras-chave: | Educação e Imprensa;Educação Social;Instrução Escolar |
| Data do documento: | 2016 |
| Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
| Citação: | SILVA, Manuelle Araújo da; SILVA, Mirelle Araújo da.Entre o oficial e o noticioso: educação e instrução em debate no Ceará dos anos 1940 In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.96-104.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
| Resumo: | A presente investigação se propõe a refletir acerca das interseções entre temáticas educacionais nos anos 1940 no Ceará e a dimensão das ideias políticas envolta nessas construções de finalidades para a Educação e para o Ensino. A comunicação analisará fontes oficiais do Ministério da Educação e Saúde, em articulação com jornais cearenses que discutiram questões de Ensino e Educação em suas páginas. Dentre eles, destaca-se a Gazeta de Notícias, popular matutino diário da capital, por sua maior abordagem relativa ao problema da Educação.Interessa perceber os usos e os objetivos dessa Instrução/Educação, situada em um período histórico onde há o final do regime autoritário chamado Estado Novo e o contexto da redemocratização brasileira. A metodologia é guiada pela noção de jogos de escala, de Jacques Revel. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52549 |
| ISSN: | 2237-2229 |
| Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_eve_masilva.pdf | 158,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.