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dc.contributor.authorIrineu, Lucineudo Machado-
dc.contributor.authorAbreu, Kélvya Freitas-
dc.date.accessioned2020-06-23T10:03:36Z-
dc.date.available2020-06-23T10:03:36Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationIRINEU, Lucineudo Machado; ABREU, Kélvya Freitas. Nacionalismo e Educação: ideologias. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 6, n. 2, p. 49-59, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52522-
dc.description.abstractIn this work we aimed to present discussions on the conjecture of nationalists, evidenced through various discourses and discursive and ideological practices located, arranged in texts relating to education in Brazil, and the contrast with the new Brazilian educational scenario regarding the adoption of ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), the Ministry of Education and Culture of Brazil (MEC) as unified selection process of the Brazilian federal universities. We discussion on the multiple meanings of the terms “nationalism”, “education” and “ideology” from the theoretical assumptions of John Dewey (1959) and Teixeira (1969), in an attempt to clarify how these concepts relate to each other, generating very particular meanings in social relations and representations that they engender. From a historical perspective, we present also an evolutionary-contrastive panel of such concepts and their implications over the years, to the political, social and ideological issues Brazilian, passing relations and social representations arising from these. In conclusion, we question some points on the triangulation education-nationalism-ideologies about the ENEM and the impact of the adoption of this examination in the Brazilian basic education system. Our goal with this is to characterize the political and social scene around the contemporary discussions on the adoption and configuration of such examination for purposes contextualize an introductory analysis based on categories expressed by Dijk (2009), Abreu (2010), through discussion of examples of texts compiled in specific corpora from actual excerpts taken from reports, with theme-related issue on which we look back.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Discursivaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticos e sociaispt_BR
dc.titleNacionalismo e Educação: ideologiaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, objetivamos apresentar discussões sobre a conjectura dos ideais nacionalistas, evidenciados por meio de discursos diversos e práticas discursivas e ideológicas situadas, dispostos em textos relativos à educação no Brasil, e o contraste com o novo cenário educacional brasileiro com relação à adoção do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC), como processo seletivo unificado das universidades federais brasileiras. Pautaremos a discussão em torno da polissemia dos termos “nacionalismo”, “educação” e “ideologia” a partir dos pressupostos teóricos de John Dewey (1959) e Anísio Teixeira (1969), na tentativa de aclarar o quanto tais conceitos se relacionam mutuamente, gerando significados muito particulares nas relações sociais e nas representações que elas engendram. A partir de uma visada histórica, apresentamos ainda, um painel evolutivocontrastivo de tais conceitos e suas implicações, ao longo dos anos, para as questões políticas, sociais e ideológicas brasileiras, perpassando relações e representações sociais advindas destas. Em conclusão, problematizaremos alguns pontos relativos à triangulação educação-nacionalismo-ideologias com relação ao ENEM e o impacto da adoção desse exame no sistema de educação básica brasileiro. Nosso objetivo com isso é caracterizar o cenário político e social em torno às discussões contemporâneas sobre a adoção e configuração de tal exame com fins a contextualizar uma análise introdutória com base em categorias expressas por Dijk (2009), em Abreu (2010), através de discussão de exemplos de textos compilados em corpora específico, a partir de trechos reais retirados de reportagens, com temática relacionada à questão sobre a qual nos debruçamos.pt_BR
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