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dc.contributor.authorPaiva, Geórgia Maria Feitosa e-
dc.contributor.authorMoreira, Hiran Nogueira-
dc.contributor.authorOliveira, Francisca Poliane Lima de-
dc.date.accessioned2020-06-20T03:42:57Z-
dc.date.available2020-06-20T03:42:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPAIVA, Geórgia Maria Feitosa e; MOREIRA, Hiran Nogueira; OLIVEIRA, Francisca Poliane Lima de. Análise crítica do discurso negro em forma de grafite: questionando sentidos dominantes através do discurso multimodal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 7, n. 2, p. 69-81, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52489-
dc.description.abstractRacism against black people in Brazil is a latent problem, provocative, and complex even though a few social sectors try to make the situation invisible. This reality makes this research relevant by raising critical questions about the subjects constitution and their discourse on racism, but mainly to cover the inserted discourse in tense social practices in response to the dominant and asymmetrical power relations setter discourse. From the Social Theory of Norman Fairclough’s Discourse (2001), the Grammar of Visual Design by Gunther Kress and van Leeuwen (2006) and Hanks’ text concept (2008), we conducted a critical analysis of three images (graffiti) present in public spaces (wall and sidewalk) on Juvenal Galeno Street (Benfica) and 13 de Maio Avenue (Bairro de Fátima) in the city of Fortaleza - CE. We seek, therefore, to relate to the implications of these three theoretical frameworks in our analysis: Fairclough’s definition of discourse as a social practice, together with its text design as a social formation, the Grammar of Visual Design’s suggestive symbolic conceptual process, and the dynamic text design proposed by Hanks. The visual set consisting of text and image in graffiti reveals multimodal discourse of a black movement that seeks to question the way imposed by the dominant racist discourse. Contrary to common sense argues, graffiti are constructions impregnated of meaning that produce subjectivities and can transform the social imagination.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Social do Discursopt_BR
dc.subjectGramática do Design Visualpt_BR
dc.subjectAnálise do Discurso Críticapt_BR
dc.subjectDiscurso Multimodalpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleAnálise crítica do discurso negro em forma de grafite: questionando sentidos dominantes através do discurso multimodalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO racismo contra negros no Brasil é um problema latente, provocador e complexo, por mais que alguns setores sociais tentem tornar invisível tal situação. Essa realidade torna essa pesquisa relevante por esta levantar questões críticas a respeito das constituições dos sujeitos e seus discursos acerca do racismo, mas, principalmente por abranger o discurso que está inserido em práticas sociais tensas de resposta ao discurso dominante e estabelecedor de relações assimétricas de poder. A partir da Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough (2001), da Gramática do Design Visual de Gunther Kress e van Leeuwen (2006) e da concepção de texto de Hanks (2008), realizamos a análise crítica de três imagens (grafites) presentes em espaços públicos (muro e calçada) na rua Juvenal Galeno (Bairro do Benfica) e na avenida Treze de Maio (Bairro de Fátima), na cidade de Fortaleza - CE. Buscamos, assim, relacionar as implicações desses três referenciais teóricos na nossa análise: a definição de discurso, enquanto prática social, de Fairclough, aliada à sua concepção de texto como formação social, o processo conceitual simbólico sugestivo da Gramática do Design Visual e a concepção dinâmica de texto proposta por Hanks. O conjunto visual formado por texto e imagem nos grafites revela o discurso multimodal de um movimento negro que busca questionar os sentidos impostos pelo discurso racista dominante. Ao contrário do que o senso comum defende, os grafites são construções fecundas de sentido que produzem subjetividades e podem transformar o imaginário social.pt_BR
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