Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52487
Type: Artigo de Periódico
Title: Culturas disciplinares: influências na produção do gênero artigo acadêmico
Authors: Pacheco, Jorge Tércio Soares
Abreu, Nícollas Oliveira
Bernardino, Cibele Gadelha
Keywords: Metodologia CARS (Create a Research Space);Descrição sociorretórica;Culturas disciplinares;Gênero artigo acadêmico;Seção de Referências
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Linguagem em Foco
Citation: PACHECO, Jorge Tércio Soares; ABREU, Nícollas Oliveira; BERNARDINO, Cibele Gadelha. Culturas disciplinares: influências na produção do gênero artigo acadêmico. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 10, n. 1, p. 71-82, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando que cada área disciplinar percebe, reconhece e constrói os gêneros conforme seus propósitos, o presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão acerca das variações disciplinares na comunidade acadêmica, por meio da análise da seção de Referências em artigos acadêmicos em áreas distintas. Para a realização desse debate, tomaremos como material de análise pesquisas recentes vinculadas ao Grupo de Pesquisa em Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA), que vêm tratando o gênero artigo acadêmico em suas especificidades disciplinares, tais como: a descrição sociorretórica do gênero artigo experimental na área de Linguística proposta por Costa (2015); a análise sociorretórica realizada por Pacheco (2016) em artigos originais da área de Nutrição; e a descrição sociorretórica de artigos empíricos da área de Psicologia sugerida por Abreu (2016). Os estudos aqui apresentados se apoiam nas concepções teóricometodológicas de Swales (1990/2004) no que se refere aos gêneros acadêmicos, seguindo como norte a Metodologia CARS (Create a Research Space), a partir da qual foi possível descrever uma configuração retórica prototípica para os artigos analisados. Em relação às variações disciplinares, fundamentamo-nos no conceito de cultura disciplinar postulado por Hyland (2000). Por meio das análises da seção de Referências nas referidas áreas disciplinares, evidenciamos que, embora os exemplares dos gêneros sejam publicados em língua portuguesa, seguem orientações diversas, mostrando configurações sociorretóricas distintas.
Abstract: Considering that each disciplinary area perceives, recognizes and constructs the genre according to its purposes, the present work aims to promote a discussion about the disciplinary variations in the academic community through the analysis of the References section in academic articles in different areas. In order to carry out this debate, we will take as research material recent research linked to the DILETA research group, which has been treating the academic article genre in its disciplinary specificities, such as: the socio-rhetorical description of the experimental article genre in the proposed Linguistic area by Costa (2015); the socio-rhetorical analysis carried out by Pacheco (2016) in original articles in the area of Nutrition; and the socio-rhetorical description of empirical articles from the area of Psychology suggested by Abreu (2016). The studies presented here are based on the theoretical-methodological conceptions of Swales (1990/2004) regarding academic genres, following the CARS (Create a Research Space) model from the outset, from which it was possible to describe a prototypical rhetorical configuration for the articles analysed. In relation to the disciplinary variations, we are based on the concept of disciplinary culture postulated by Hyland (2000). Through the analysis of the References section in these disciplinary areas, we have shown that although the specimens of the genres are published in Portuguese language, they follow different orientations, showing different socio-rhetorical configurations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52487
ISSN: 2674-8266
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_jtspacheconoabreu.pdf373,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.