Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Laila Rayssa de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Sâmia Araújo dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T10:13:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-18T10:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Laila Rayssa de Oliveira; SANTOS, Sâmia Araújo dos. Uma possibilidade de autoria em textos dissertativo-argumentativos: propostas de atividades. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 86-101, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-8266 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52438 | - |
dc.description.abstract | This work aims to propose activities that contribute to the development of authorship according to what is expected in the composition instructions of Enem (National High School Exam) from 2018. These instructions are written in the Student Booklet, available on the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira website (INEP, 2018). As a theoretical scope, we worked with the concept of authorship based on Discourse Analysis, using the studies of Barthes (2012), Foucault (2009) and Bakhtin (2010). In addition, we looked for a more specific approach, focusing on the school environment, using the ideas of Possenti (2002; 2013) and Orlandi (1988). Also, in the field of Text Linguistics, we used Cavalcante (2017) and his view on coherence. After reflecting on the concept of authorship and coherence, we produced activities with the objective of contributing to the work of high school portuguese teachers. These activities involve working into the classroom with authorship, text drafts and consistency. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Linguagem em Foco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Linguística Textual | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Projeto de texto | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Coerência | pt_BR |
dc.title | Uma possibilidade de autoria em textos dissertativo-argumentativos: propostas de atividades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo propor atividades que contribuam para o desenvolvimento da autoria segundo o que espera o material Redação no Enem 2018 – Cartilha do Participante presente no site do Inep (INEP, 2018). Para isso, tratamos do conceito de autoria de modo mais amplo, para Barthes (2012), Foucault (2009) e Bakhtin (2010), e também mais específico, isto é, do âmbito escolar, dialogando com Possenti (2002; 2013) e Orlandi (1988). Partimos então da Análise do Discurso, mas também bebemos na Linguística de Texto, principalmente, com Cavalcante (2017) ao discutirmos coerência. Após refletirmos acerca do conceito de autoria e de coerência, produzimos atividades com o objetivo de contribuir para o trabalho do professor de ensino médio de língua materna quando este for trabalhar autoria, projeto de texto e coerência em suas aulas de produção de texto com os seus alunos. | pt_BR |
dc.title.en | A possibility to enhance authorship in argumentative essays: suggestions of exercises | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_lrocostasasantos.pdf | 204 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.