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dc.contributor.authorCosta, Laila Rayssa de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Sâmia Araújo dos-
dc.date.accessioned2020-06-18T10:13:36Z-
dc.date.available2020-06-18T10:13:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Laila Rayssa de Oliveira; SANTOS, Sâmia Araújo dos. Uma possibilidade de autoria em textos dissertativo-argumentativos: propostas de atividades. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 86-101, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52438-
dc.description.abstractThis work aims to propose activities that contribute to the development of authorship according to what is expected in the composition instructions of Enem (National High School Exam) from 2018. These instructions are written in the Student Booklet, available on the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira website (INEP, 2018). As a theoretical scope, we worked with the concept of authorship based on Discourse Analysis, using the studies of Barthes (2012), Foucault (2009) and Bakhtin (2010). In addition, we looked for a more specific approach, focusing on the school environment, using the ideas of Possenti (2002; 2013) and Orlandi (1988). Also, in the field of Text Linguistics, we used Cavalcante (2017) and his view on coherence. After reflecting on the concept of authorship and coherence, we produced activities with the objective of contributing to the work of high school portuguese teachers. These activities involve working into the classroom with authorship, text drafts and consistency.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectProjeto de textopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectCoerênciapt_BR
dc.titleUma possibilidade de autoria em textos dissertativo-argumentativos: propostas de atividadespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo propor atividades que contribuam para o desenvolvimento da autoria segundo o que espera o material Redação no Enem 2018 – Cartilha do Participante presente no site do Inep (INEP, 2018). Para isso, tratamos do conceito de autoria de modo mais amplo, para Barthes (2012), Foucault (2009) e Bakhtin (2010), e também mais específico, isto é, do âmbito escolar, dialogando com Possenti (2002; 2013) e Orlandi (1988). Partimos então da Análise do Discurso, mas também bebemos na Linguística de Texto, principalmente, com Cavalcante (2017) ao discutirmos coerência. Após refletirmos acerca do conceito de autoria e de coerência, produzimos atividades com o objetivo de contribuir para o trabalho do professor de ensino médio de língua materna quando este for trabalhar autoria, projeto de texto e coerência em suas aulas de produção de texto com os seus alunos.pt_BR
dc.title.enA possibility to enhance authorship in argumentative essays: suggestions of exercisespt_BR
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