Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Andréa Michiles-
dc.contributor.authorPeixoto, Renata Castelo-
dc.date.accessioned2020-06-18T10:12:58Z-
dc.date.available2020-06-18T10:12:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLEMOS, Andréa Michiles; PEIXOTO, Renata Castelo. Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 181-194, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437-
dc.description.abstractWith the officialization of Brazilian Sign Language - Libras - by Law 10.436/02 and Decree 5626/05, the need for training for teachers of that language at undergraduation level arises. From this requirement on, the Federal University of Santa Catarina created the partial distance course Letras Libras. The present work aims to reflect on Libras teaching as L1, focusing on teaching strategies and the contents proposed by student-trainees of this course at the Federal University of Ceará pole. We analyzed the work projects, internship reports, in addition to the Libras classes that were taught. The reflections built into this work dialogue with authors such as Antunes (2003; 2007) and Possenti (1996) and show us some results, such as: a) the trainees selected grammatical contents with a descriptive focus rather than a reflexive focus on grammar and situations of sign language textual genres comprehension and production, b) teacher performance reveals certain inflexibility concerning the domain and appliance of the content, and c) significant interference of the Portuguese (L2) in teaching situations. These results suggest that the Libras teaching recency can lead student-trainees to seek a basis for organizing their teaching activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais – Libraspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Libras como L1pt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleLíngua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras - por meio da lei 10.436/02 e do decreto 5626/05, surge a necessidade da formação em nível superior de professores dessa língua. A partir dessa exigência, a Universidade Federal de Santa Catarina criou o curso semipresencial de Letras/Libras. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da Libras como L1, enfocando as estratégias de ensino e os conteúdos propostos por alunos-estagiários desse curso no polo da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados os projetos de trabalho, os relatórios de estágio, além das aulas de Libras ministradas. As reflexões construídas nesse trabalho dialogam com autores, tais como: Antunes (2003; 2007) e Possenti (1996) e nos apontam alguns resultados, tais como: a) os estagiários selecionaram conteúdos gramaticais com enfoque descritivo em detrimento de um enfoque gramatical reflexivo e às situações de compreensão e produção de gêneros textuais em língua de sinais; b) a atuação docente revela certo engessamento quanto ao domínio e aplicação do conteúdo; e c) significativa interferência da Língua Portuguesa (L2) nas situações didáticas. Esses resultados nos sugerem que a recência do ensino de Libras pode levar os alunos-estagiários a buscarem fundamentos para organizar a sua ação docente.pt_BR
dc.title.enBrazilian sign language and teacher training: an analysis of contents and methodological strategies in Libras (L1) teachingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_amlemosrcpeixoto.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.