Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Tatiane Lima de-
dc.contributor.authorBernardino, Cibele Gadelha-
dc.contributor.authorPacheco, Jorge Tércio Soares-
dc.date.accessioned2020-06-18T03:58:09Z-
dc.date.available2020-06-18T03:58:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFREITAS, Tatiane Lima de; BERNARDINO, Cibele Gadelha; PACHECO, Jorge Tércio Soares. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de História: um olhar sociorretórico para as seções de Considerações Finais e de Referência. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 55-71, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52433-
dc.description.abstractThis article aims to describe how the disciplinary culture in the area of History produces and comprises the rhetorical sections of Final Considerations and References in academic articles. For this purpose, we rely on the conceptions of genres postulated by Swales (1990) and his methodological proposal CARS (Create a Research Space). Regarding the assumptions about disciplinary culture, we have the theoretical contributions of Hyland (2000; 2009) and Bhatia (2004). Our research, of exploratory descriptive nature, presents a corpus of thirty academic articles, distributed in four journals in the area of History, with stratification A1 according to WebQualis Capes. Considering the research, we found that the Final Considerations of academic articles in the area under study is configured as a succinct section in which the authors present a synthesis of all the data, discussions and problems that involved the article, as well as printing a position final about these discussions. As for the References section, it appears that the book represents the main source of theoretical foundation for research in the area of History.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo CARS – Create a Research Spacept_BR
dc.subjectDescrição sociorretóricapt_BR
dc.subjectCultura disciplinarpt_BR
dc.subjectÁrea de Históriapt_BR
dc.subjectGênero artigo acadêmicopt_BR
dc.titleO artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de História: um olhar sociorretórico para as seções de Considerações Finais e de Referênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo descrever como a cultura disciplinar da área de História produz e compreende as seções retóricas de Considerações Finais e de Referências em artigos acadêmicos. Para tanto, apoiamo-nos nas concepções de gêneros postuladas por Swales (1990) e em sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange aos pressupostos sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000; 2009) e Bhatia (2004). Nosso estudo, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes. De acordo com a investigação realizada, percebemos que as Considerações Finais de artigos acadêmicos da área em estudo se configura como uma seção sucinta na qual os autores apresentam uma síntese de todos os dados, discussões e problemáticas que envolveram o artigo, como também imprimem um posicionamento final acerca dessas discussões. Quanto à seção de Referências, depreende-se que o livro representa a principal fonte de fundamentação teórica para as pesquisas na área de História.pt_BR
dc.title.enThe academic article in the disciplinary culture of History: a sociorhetorical look at the Final Considerations and Reference sectionspt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_tlfreitascgbernardino.pdf745,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.