Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52414
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.contributor.author | Alexandre, Aurélia Bento | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T04:08:22Z | - |
dc.date.available | 2020-06-17T04:08:22Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Maria das Dores Nogueira; ALEXANDRE, Aurélia Bento. A intervocalidade mostrada em canções para crianças. Revista Discursividades, João Pessoa (PB), v. 2, n. 1, p. 7-27, mar. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-6269 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52414 | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to investigate the voices of the interdiscourse from the song “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), that there is in the album “Os saltimbancos”, and the positions in the literomusical discourse for children. The notion of intervocality shown integrates the vocal investment, idea already developed by Mendes (2013). Even though we analyze only one song, the results confirm the hypothesis that in MPB there is a “dialogue” between the performer and the child, since both sing different parts of the lyrics, while in the Song of Mass for children, the children’s voices are just a kind of echo that repeat what the interpreters say. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Discursividades | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Discurso literomusical | pt_BR |
dc.subject | Hollanda, Francisco Buarque de. 1944-. História de uma gata (Canção - 1977) | pt_BR |
dc.subject | Música para crianças | pt_BR |
dc.subject | Intervocalidade | pt_BR |
dc.title | A intervocalidade mostrada em canções para crianças | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste artigo é investigar as vozes do interdiscurso na canção “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), que está no álbum “Os saltimbancos”, e os posicionamentos no discurso literomusical para crianças. A noção de intervocalidade mostrada integra o investimento vocal, ideia já desenvolvida por Mendes (2013). Apesar de analisarmos apenas uma canção, os resultados confirmam a hipótese de que, na MPB, encena-se um “diálogo” entre performer e criança, visto que ambos cantam partes diferentes da letra, ao passo que, na Canção de massa para crianças, as vozes infantis são apenas uma espécie de eco que repetem o dizer dos intérpretes. | pt_BR |
dc.title.en | The intervocality shown in songs for children | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mdnmendesabalexandre.pdf | 184,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.