Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Maria das Dores Nogueira-
dc.contributor.authorAlexandre, Aurélia Bento-
dc.date.accessioned2020-06-17T04:08:22Z-
dc.date.available2020-06-17T04:08:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMENDES, Maria das Dores Nogueira; ALEXANDRE, Aurélia Bento. A intervocalidade mostrada em canções para crianças. Revista Discursividades, João Pessoa (PB), v. 2, n. 1, p. 7-27, mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2594-6269-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52414-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to investigate the voices of the interdiscourse from the song “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), that there is in the album “Os saltimbancos”, and the positions in the literomusical discourse for children. The notion of intervocality shown integrates the vocal investment, idea already developed by Mendes (2013). Even though we analyze only one song, the results confirm the hypothesis that in MPB there is a “dialogue” between the performer and the child, since both sing different parts of the lyrics, while in the Song of Mass for children, the children’s voices are just a kind of echo that repeat what the interpreters say.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Discursividadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectDiscurso literomusicalpt_BR
dc.subjectHollanda, Francisco Buarque de. 1944-. História de uma gata (Canção - 1977)pt_BR
dc.subjectMúsica para criançaspt_BR
dc.subjectIntervocalidadept_BR
dc.titleA intervocalidade mostrada em canções para criançaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é investigar as vozes do interdiscurso na canção “História de uma gata” (Chico Buarque, 1977), que está no álbum “Os saltimbancos”, e os posicionamentos no discurso literomusical para crianças. A noção de intervocalidade mostrada integra o investimento vocal, ideia já desenvolvida por Mendes (2013). Apesar de analisarmos apenas uma canção, os resultados confirmam a hipótese de que, na MPB, encena-se um “diálogo” entre performer e criança, visto que ambos cantam partes diferentes da letra, ao passo que, na Canção de massa para crianças, as vozes infantis são apenas uma espécie de eco que repetem o dizer dos intérpretes.pt_BR
dc.title.enThe intervocality shown in songs for childrenpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_mdnmendesabalexandre.pdf184,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.