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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorMatias, Avanúzia Ferreira-
dc.date.accessioned2020-06-15T22:58:19Z-
dc.date.available2020-06-15T22:58:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rita Vieira de; MATIAS, Avanúzia Ferreira. Letramento digital e interação de jovens com deficiência intelectual a partir do blog pessoal. Revista e-Curriculum PUC-SP, São Paulo (SP), v. 16, n. 1, p. 213–240, jan./mar. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1809-3876-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52383-
dc.description.abstractThis article, based on data from of a survey on the behavior of "bloggers" with intellectual disabilities, conducted by the research group READ - Language Writing Revisited from Federal University of Ceará, aims to analyze the influence that the comments of blog readers can have on the digital literacy practices of the authors (people with intellectual disabilities). During the research, 5 individuals with intellectual disabilities were observed during 15 workshops with approximately 50 minutes each. The recordings of the sessions resulted in a review of their behavior after reading the comments from stakeholders of their respective blogs. Along the feeding of their virtual diaries, the individuals were accompanied by a mediator, whose role was to support them in their approaches. At the beginning of the working sessions the bloggers were eager to see the comments received and to answer them. The comments from the readers provide an opportunity for these people with intellectual disabilities realize the impact of their blogs and interact with a diverse public. No doubt these clues about the effect of the use of the blog stimulate digital literacy practices of people with intellectual disabilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista e-Curriculum PUC-SPpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.titleLetramento digital e interação de jovens com deficiência intelectual a partir do blog pessoalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo, criado com base nos dados de uma pesquisa sobre o comportamento de “blogueiros” com deficiência intelectual, conduzida pelo grupo de pesquisa LER – Língua Escrita Revisitada – da Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo analisar a influência que os comentários dos leitores de blogs podem exercer sobre as práticas de letramento digital de seus autores (pessoas com deficiência intelectual). Durante a pesquisa, foram observados cinco sujeitos com deficiência intelectual durante 15 sessões de trabalho com cerca de 50 minutos cada. As gravações das sessões possibilitaram uma análise do comportamento desses sujeitos depois de lerem os comentários dos interlocutores de seus respectivos blogs. Ao longo da alimentação de seus diários virtuais, estes sujeitos eram acompanhados por um mediador cujo papel era apoiá-los em suas abordagens. No início das sessões de trabalho, os blogueiros ficavam ansiosos para ver os comentários recebidos e para respondê-los. Os comentários dos leitores proporcionam uma oportunidade para que essas pessoas com deficiência intelectual percebessem o impacto do seus blogs e interagissem com um público diversificado. Esses indícios sobre o efeito do uso do blog, comprovadamente, estimulam práticas de letramento digital de sujeitos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo, escrito a partir de los datos de una investigación conducida por el grupo de investigación LER – Lengua Escritura Revisada – de la Universidad Federal de Ceará acerca del comportamiento de "blogueros" con discapacidad intelectual, tiene como objetivo analizar la influencia que los comentarios de los lectores de blogs pueden ejercer sobre las prácticas de literacidad digital de sus autores (personas con discapacidad intelectual). Durante la investigación, se observaron cinco sujetos con discapacidad intelectual durante 15 sesiones de trabajo cada una de ellas con duración de, aproximadamente, 50 minutos. Las grabaciones de las sesiones posibilitaron un análisis del comportamiento de esos sujetos tras leer los comentarios de los interlocutores de sus respectivos blogs. A lo largo de la alimentación de sus diarios virtuales, estos sujetos eran acompañados por un mediador cuyo papel era apoyarlos en sus abordajes. Al inicio de las sesiones de trabajo, los blogueros se quedaban ansiosos por ver los comentarios recibidos y para contestarlos. Los comentarios de los lectores proporcionaron una oportunidad para que esas personas con discapacidad intelectual percibieran el impacto de sus blogs e interactuaran con un público diversificado. Estos indicios sobre el efecto del uso del blog, comprobadamente, estimulan prácticas de literacidad digital de sujetos con discapacidad intelectual.pt_BR
Aparece en las colecciones: DEE - Artigos publicados em revistas científicas

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