Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar |
Título em inglês: | Changes, reasons and (re) meanings: a study on the construction of new views of a specialized educational institution against school inclusion |
Autor(es): | Figueiredo, Rita Vieira de Oliveira, Francélio Ângelo de Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palavras-chave: | Mudança;Ressignificações;Inclusão escolar |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação, Artes & Inclusão |
Citação: | FIGUEIREDO, Rita Vieira de; OLIVEIRA, Francélio Ângelo de; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Mudanças, motivos e (re)significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar. Revista Educação, Artes & Inclusão, Florianópolis (SC), v. 16, n. 2, p. 189-217, abr./jun. 2020. |
Resumo: | Este artigo visa compreender as mudanças de concepções vivenciadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE/Maranguape, no período de 2010 a 2013, com relação à inclusão escolar dos alunos que são público-alvo da educação especial. A fundamentação teórica se ancora em Vygotsky e Leontiev, que integram a chamada Psicologia histórico-cultural soviética ou socio-histórica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo delineamento é o estudo de caso. Buscou-se compreender as singularidades existentes nos processos de ressignificações elaboradas pela instituição pesquisada. Os resultados mostraram que a construção do novo sentido que permeia e fundamenta os novos saberes e práticas da instituição, foram construídos através da relação interna de seus membros com outras formas de pensar a educação especial. Esse novo olhar aponta para o direito dos alunos da educação especial de se incluírem nas escolas comuns do ensino regular como principal recurso de mediação de sua aprendizagem. |
Abstract: | This article aims to understand the changes in conceptions experienced by the Association of Parents and Friends of the Exceptional-APAE / Maranguape, in the period from 2010 to 2013, regarding the school inclusion of students who are the target audience of special education. The theoretical foundation is anchored in Vygotsky and Leontiev, that integrate the so-called historical-cultural Psychology Soviet or socio-historical. It is a qualitative research whose design is the case study. It was sought to understand the singularities existing in the processes of resignification elaborated by the researched institution. The results showed that the construction of the new meaning that permeates and underlies the new knowledge and practices of the institution, were built through the internal relationship of its members with other ways of thinking special education. This new view points to the right of special education students to be included in regular schools as the main resource for mediation of their learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52375 |
ISSN: | 1984-3178 |
Aparece nas coleções: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_rvfigueiredofaoliveira.pdf | 218,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.