Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52374
Type: | TCC |
Title: | Análise da evolução da demanda no transporte coletivo por ônibus em Fortaleza utilizando big data |
Title in English: | Demand evolution analysis collective bus transport in Fortaleza using big data |
Authors: | Oliveira, João Lucas Albuquerque |
Advisor: | Oliveira Neto, Francisco Moraes de |
Keywords: | Demanda;Transporte coletivo;Dados de bilhetagem;Clusterização;Padrões de deslocamento |
Issue Date: | 29-Nov-2019 |
Citation: | OLIVEIRA, João Lucas Albuquerque. Análise da evolução da demanda no transporte coletivo por ônibus em Fortaleza utilizando big data. 2019. 70 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O transporte coletivo constitui modo de transporte essencial para uma parte significativa da população. O cenário atual na demanda do transporte coletivo é de queda expressiva nas grandes metrópoles. Como oportunidade, há uma disponibilidade crescente de dados que podem auxiliar no entendimento sobre essa demanda. Esta pesquisa propõe utilizar os dados disponíveis que compõem o big data (smart card - bilhetagem, gps e cadastro dos usuários)como forma de analisar a evolução da demanda do transporte coletivo por ônibus em Fortaleza. O método está dividido em três macro etapas: análise descritiva temporal, em que se analisaram indicadores temporais comparando os anos de 2014 e 2018, com o intuito de avançar em uma compreensão inicial sobre o comportamento da demanda; análise descritiva espacial, na tentativa de entender se é possível estimar os embarques dos usuários a partir de dados de validações, pois assim como na maioria das cidades brasileiras, em Fortaleza o usuário não necessariamente valida seu cartão ao embarcar e tal peculiaridade deve ser levada em consideração antes de se estudar a espacialidade da demanda por meio das validações; e detecção e análise de grupos, realizada por meio de técnicas de clusterização, a partir das quais buscou-se unir diferentes atributos de uso dos usuários a fim de caracterizar esses grupos e compará-los, verificando quais são os mais frequentes e esporádicos, além de observar sua evolução entre os anos de 2014 e 2018. Como resultados, verificou-se que a demanda de transporte coletivo por ônibus está declinando, sendo o pagamento em inteira e em vale transporte os mais afetados. Na análise espacial, verificou-se que em aproximadamente metade dos casos amostrados, os usuários costumam validar a uma distância maior que 2 quilômetros de distância de sua residência, apresentando alta dispersão a partir dessa distância. Na identificação de agrupamentos foi possível perceber a presença de grupos mais frequentes e grupos mais esporádicos, além de grupos que apresentaram o uso mais intermediário ao longo do ano. Além disso, notou-se uma tendência de aumento dos grupos mais esporádicos e que possuem uso intermediário ao longo do ano. Também há evidências para acreditar na diminuição dos grupos mais cativos. |
Abstract: | Public transport is an essential mode of transport for a significant part of the population. The current scenario in the demand of public transport is of significant decreasing in big cities. As opportunity, there is a growing availability of data that can help understand this demand. This research proposes to use the available amount of data (smart card, gps and user registration) as a way to analyze the evolution of the demand for transit in Fortaleza. The method is divided into three macro stages: temporal descriptive analysis, in which temporal indicators were analyzed comparing the years 2014 and 2018, in order to understand the demand behavior; spatial descriptive analysis, in an attempt to understand if it is possible to estimate users' boarding from validation data, once like most Brazilian cities, in Fortaleza users does not necessarily validate his card when boarding and such peculiarity should be taken into account before studying the spatiality of demand through validations; and group detection and analysis, performed through clustering techniques, from which we sought to unite different attributes of users' travel patterns in order to characterize each group and compare them, verifying which are the most frequent and sporadic. It was found that the demand for transit is declining in Forteleza, with payment in cash and with smart card being the most affected. In the spatial analysis, it was found that in approximately half of the sampled cases, users usually validate at a distance greater than 2 kilometers from their home, presenting high dispersion from this distance. In the identification of clusters it was possible to notice the presence of more frequent groups and more sporadic groups, as well as groups that presented the most intermediate use throughout the year. In addition, there was a tendency of increasing in the demand of sporadic groups that have intermediate use throughout the year. There is also evidence to believe in the decline of the most captive groups. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52374 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jlaoliveira.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.