Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJunqueira, Eduardo Santos-
dc.contributor.authorTeixeira, Elisângela Nogueira-
dc.contributor.authorMesquita, Espedito Roza-
dc.date.accessioned2020-06-12T05:14:45Z-
dc.date.available2020-06-12T05:14:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Eduardo Santos; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; MESQUITA, Espedito Roza. A documentação de atividades de leitura na EAD com o uso da técnica do rastreamento ocular. Revista Texto Digital, Florianópolis (SC), v. 15, n. 2, p. 57-73, jul./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1807-9288-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52311-
dc.description.abstractThe article presents the procedures and results of the use of the eye tracking technique in two studies conducted with college students in a test laboratory to map their navigation trajectories and online reading practices during their study activities. In Study 1, the technique was used to collect data while undergraduate students performed real course activities in the computer. In this case, the mapping covered the reading of texts in the learning management system and on the internet. Experimental Study 2 allowed documenting the navigation and reading processes of 30 undergraduate students when participating in virtual forums using three different interfaces. The collection, recording each participant's eye movement on the computer screen at intervals of 30 milliseconds on average, generated detailed accurate data. This allowed us to visualize and describe the movements and times of fixation and eye jumping through the use of specific data processing software. The results indicated that the participants practiced different ways of reading the texts and hypertexts according to their knowledge needs for the activities performed. In addition to the practice of linear reading of traditional texts, skimming and scanning actions were documented in the hypertexts and pages accessed, without registering undesirable negative effects to the objectives sought by the participants in most actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Texto Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRastreamento Ocularpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFórum Virtualpt_BR
dc.titleA documentação de atividades de leitura na EAD com o uso da técnica do rastreamento ocularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo apresenta os procedimentos e os resultados da utilização da técnica do rastreamento ocular em dois estudos realizados com alunos universitários em laboratório de testes com o objetivo de mapear trajetórias de navegação e práticas de leitura on-line deles, em momentos de estudo. No Estudo 1, a técnica foi utilizada para coletar dados enquanto os alunos realizavam atividades reais, no computador, de disciplinas de um curso de licenciatura em Letras, na modalidade semipresencial. Neste caso, o mapeamento abrangeu a leitura de textos no ambiente virtual de aprendizagem e da internet. O Estudo 2, de caráter experimental, permitiu documentar os processos de navegação e leitura de 30 estudantes de curso de licenciatura em Letras, quando participavam de fóruns virtuais utilizando três interfaces distintas. A coleta, com o registro de cada movimento ocular do participante na tela do computador em intervalos de 30 milésimos de segundo em média, gerou dados acurados detalhados. Isso permitiu visualizar e descrever os movimentos e tempos de fixação e de saltos dos olhos por meio do uso de softwares específicos de tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os participantes praticaram modos diversos de leitura nos textos e hipertextos, segundo suas necessidades de conhecimento para as atividades realizadas. Além da prática de leitura linear de textos tradicionais, foram documentadas ações de skimming e de scanning nos hipertextos e páginas acessadas, sem o registro de efeitos negativos indesejados para os objetivos almejados pelos participantes, na maior parte das ações.pt_BR
dc.title.enDocumentation of reading activities in distance education with the use of the eye tracking techniquept_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_esjunqueiraenteixeira.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.