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dc.contributor.authorFascina, Diego Luiz Miiller-
dc.contributor.authorLima, Naara Wesovoski-
dc.date.accessioned2020-06-11T17:27:38Z-
dc.date.available2020-06-11T17:27:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFASCINA, Diego Luiz Miiller; LIMA, Naara Wesovoski. A plasticidade do Real lacaniano em contos de Clarice Lispector. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 19, p. 47-64, jan./mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52304-
dc.description.abstractConsidering that, progressively, the lacanian materialism has exceeded the boundaries of political philosophy, encompassing the cultural studies and thus the literature, we aim, in this paper, to analyze the short stories Amor, O búfalo and A imitação da rosa, present in the book Laços de família (1960), by Clarice Lispector (1920-1977), according to this theory, so that, we approximate the language and the texts structure to encounters with the Lacanian Real, distinguishing the three dimensions of this instance, to quote Real real, Symbolic real and Imaginary real. We realize that, in the short story Amor, the Real presents its Imaginary facet: all the overflow images intersected and disordered (the blind man chewing gum, the Botanical Garden, for example), little by little, integrate the woman’s horizon of significance; In A imitação da rosa, the protagonist’s daily actions are meticulous, as well as the own textual structure, organized and repetitive, whose intention is to frame the instance’s torment; and, finally in O búfalo the animal’s deadly eye provides the arid, hostile language, filled with brutality, such as the deconstruction caused for Real in its more traumatic layer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1920-1977pt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectMaterialismo Lacanianopt_BR
dc.subjectZizek, Slavoj,1949-1991pt_BR
dc.titleA plasticidade do Real lacaniano em contos de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando que, progressivamente, o materialismo lacaniano tem excedido as fronteiras da filosofia política, abrangendo os Estudos Culturais e a literatura, objetivamos, neste trabalho, analisar os contos Amor, O búfalo e A imitação da rosa presentes na obra Laços de família (1960), de Clarice Lispector (1920-1977), à luz dessa teoria, de modo que aproximaremos a linguagem e a estrutura dos textos a encontros com o Real lacaniano, distinguindo as três dimensões desta instância, a citar: Real Real, Real simbólico e Real imaginário. Notamos que no conto Amor, o Real apresenta sua faceta Imaginária: todas as imagens de excesso entrecortadas e desordenadas (o cego mascando goma, o Jardim Botânico, por exemplo) pouco a pouco se integram ao horizonte de significação da mulher; em A imitação da rosa, os atos rotineiros da protagonista são meticulosos, bem como a própria estrutura textual, organizada e repetitiva, cujo intuito é enquadrar o tormento da instância; e, por fim, em O búfalo, o olhar mortífero do animal dá vazão a uma linguagem árida, hostil e repleta de brutalidade, tal como é a desestrutura causada pelo Real em sua camada mais traumática.pt_BR
dc.title.enThe plasticity of the Lacanian Real in CLarice Lispector´s short storiespt_BR
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