Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Junior, José Leite de-
dc.contributor.authorVieira, Vinícius da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-10T09:28:01Z-
dc.date.available2020-06-10T09:28:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, José Leite de; VIEIRA, Vinícius da Silva. Ensino e aprendizagem de literatura no nível médio da região metropolitana de Fortaleza: progressão cognitiva e interação discursiva. Revista Estudos Semióticos, São Paulo (SP), v. 15, n. 2, p. 181-200, dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4016-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52258-
dc.description.abstractThe present work focuses on the teaching and learning of the literary text. Whether it is considered as a particular form of discourse or as an object of consumption of a literary system, the literary text requires a specific didactic-pedagogical commitment from the school. The research is in line with the Discursive Semiotics proposed by Greimas, that is, the class is here understood as a discursive genre in which a destination (teacher) proposes to the recipient (students) the acquisition of the literary text as an objective. With this understanding, this work exposes findings of a research on the cognitive levels related to teaching and learning of Literature, with scope in the public high school of the metropolitan region of Fortaleza (CEBrazil). The data were collected by trainees, who applied questionnaires based on the Bloom’s Taxonomy for the cognitive domain. A total of 405 questionnaires were applied, distributed between 2014 and 2017. A total of 405 questionnaires were applied, distributed between 2014 and 2017, being one form for each class observed. The first three cognitive levels (knowledge, understanding and application) represent 89% of the classes observed, remaining 11% for the highest levels (analysis, application and evaluation). The data suggest a need to elevate cognitive levels to higher levels, which requires a didactic-pedagogical practice that centralizes the experience in the literary text, considered as its own discursive form, through group dynamics, respecting learners as protagonists of their own learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Estudos Semióticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectTaxionomia de Bloompt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola pública cearensept_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de literatura no nível médio da região metropolitana de Fortaleza: progressão cognitiva e interação discursivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como foco o ensino e a aprendizagem voltados para o texto literário. Seja considerado como forma discursiva própria, seja como item de consumo de um sistema literário, o texto literário requer da escola um comprometimento didático-pedagógico específico. A pesquisa se alinha com a Semiótica Discursiva proposta por Greimas, ou seja, a aula é aqui entendida como um gênero discursivo em que um destinador (professor) propõe ao destinatário (alunos) a aquisição do texto literário como objeto. Com esse entendimento, este trabalho expõe achados de uma pesquisa sobre os níveis cognitivos relativos ao ensino e à aprendizagem da Literatura, com abrangência na escola pública de nível médio da região metropolitana de Fortaleza (CE). Os dados foram colhidos por estagiários, que aplicaram questionários baseados na Taxionomia de Bloom para o domínio cognitivo. Foram aplicados 405 questionários, distribuídos entre 2014 e 2017, sendo uma ficha para cada aula observada. Os três primeiros níveis cognitivos (conhecimento, compreensão e aplicação) representam 89% das aulas observadas, restando 11% para os níveis mais elevados (análise, aplicação e avaliação). Os dados sugerem uma necessidade de elevação dos níveis cognitivos para patamares mais elevados, o que requer uma prática didático-pedagógica que centralize a experiência no texto literário, considerado como forma discursiva própria, mediante dinâmicas de grupo, respeitando-se os educandos como protagonistas de sua própria aprendizagem.pt_BR
dc.title.enTeaching and learning of literature in the high school of the metropolitan region of Fortaleza: cognitive progression and discursive interactionpt_BR
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jloliveirajuniorvsvieira.pdf222,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.