Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52239
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de educação ambiental orientadas ao desenvolvimento sustentável em Bom Jesus da Lapa (BA) |
Título em inglês: | Environmental education strategies oriented towards sustainable development in Bom Jesus da Lapa (BA) |
Autor(es): | Denis, Isabel Rivas Maximus |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Meio ambiente;Tecnologia de produção sustentável;Desenvolvimento sustentável |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação Em Debate |
Citação: | DENIS, Isabel Rivas Maximus. Estratégias de educação ambiental orientadas ao desenvolvimento sustentável em Bom Jesus da Lapa (BA). Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 103-117, jan./abr. 2020. |
Resumo: | O objetivo central deste escrito é o de propor estratégias de intervenção que incorporem medidas de prevenção e enfrentamento com ênfase na educação ambiental, voltada para o desenvolvimento sustentável do município de Bom Jesus da Lapa, localizado no noroeste do estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, onde rios, florestas ripícolas e terras destinadas à agricultura estão desprotegidos. É necessário identificar as condições socioeconômicas dos agricultores e habitantes dos rios que vivem na área rural do município, registrados nas associações investigadas, para orientá-los com base na produção sustentável. Os resultados mais relevantes demonstraram que um trabalho mais complexo e coordenado, de grandes proporções, é necessário, para que assim se possa oferecer aos habitantes da região uma educação ambiental de qualidade, que realmente os ajude a produzir e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais (flora e fauna) da região. Compreender o desenvolvimento sustentável exige discutir as mediações sociais que fundamentam o próprio significado de desenvolvimento e o sentido da crise ambiental. Trata-se de uma dual articulação de ideias, que envolve uma tensão teórica e uma fortaleza conceitual presente no capitalismo contemporâneo. Assim, para que haja o desenvolvimento sustentável, deve haver consciência ambiental da sociedade como um todo. Logo, tanto as escolas como os educadores têm de fazer seu papel, para que se atinja o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, acredita-se que uma eficaz ferramenta para a consciência ambiental se faz através do ensino formal, colocando em prática atitudes ecologicamente corretas para o bem-estar das populações. |
Abstract: | The central objective of proposing intervention strategies that incorporate prevention and coping measures with emphasis on environmental education aimed at the sustainable development of the municipality of Bom Jesus da Lapa, located in the northwest of the State of Bahia, in the Northeast of Brazil, where rivers, riparian forests and land for agriculture are unprotected. It is necessary to identify the socioeconomic conditions of the farmers and inhabitants of the rivers who live in the rural area of the municipality, registered in the associations investigated, to guide them based on sustainable production. The most relevant results have shown that a more complex and coordinated work, of great proportions, is necessary in order to offer the inhabitants of the region an environmental education of quality, which really helps the inhabitants of the area to produce and, at the same time, preserve the natural resources (flora and fauna) of the region. Understanding sustainable development requires discussing the social mediations that underlie the very meaning of development and the meaning of the environmental crisis. This is a dual articulation of ideas, which involves a theoretical tension and a conceptual strength, present in contemporary capitalism. For there to be sustainable development, there must be environmental awareness of society as a whole. Both schools and educators have to play their part, so that sustainable development can be achieved. It is believed that an effective tool for environmental awareness is made through formal education, putting into practice. |
Resumen: | El objetivo central de este trabajo es proponer estrategias de intervención que incorporen medidas de prevención y enfrentamiento con énfasis en la educación ambiental orientada al desarrollo sostenible del municipio de Bom Jesus da Lapa, ubicado en el noroeste del estado de Bahía, en el Nordeste de Brasil, donde ríos, bosques ripícolas y las tierras destinadas a la agricultura se encuentran desprotegidos. Es necesario identificar las condiciones socioeconómicas de los agricultores y habitantes de los ríos que viven en el área rural del municipio, registrados en las asociaciones investigadas, para orientarlos con base en la producción sostenible. Los resultados más relevantes demostraron que un trabajo más complejo y coordinado, de grandes proporciones, es necesario, para que así se 105 pueda ofrecer a los habitantes de la región una educación ambiental de calidad, que realmente les ayude a producir y, al mismo tiempo, preservar los recursos naturales (flora y fauna) de la región. Comprender el desarrollo sostenible exige discutir las mediaciones sociales que fundamentan el propio significado del desarrollo y el sentido de la crisis ambiental. Se trata de una doble articulación de ideas, que implica una tensión teórica y una fortaleza conceptual, presente en el capitalismo contemporáneo. Así que, para que haya un desarrollo sostenible, hay que tener conciencia ambiental de la sociedad como un todo. Tanto las escuelas como los educadores tienen que hacer su papel, para que así se alcance el desarrollo sostenible. De esa manera, se cree que una eficaz herramienta para la conciencia ambiental se hace a través de la enseñanza formal, poniendo en práctica actitudes ecológicamente correctas para el bienestar de las poblaciones. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52239 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_irmdenis.pdf | 280,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.