Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPelosi, Ana Cristina-
dc.contributor.authorFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes-
dc.contributor.authorCameron, Lynne-
dc.date.accessioned2020-06-09T04:38:53Z-
dc.date.available2020-06-09T04:38:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPELOSI, Ana Cristina; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; CAMERON, Lynne. A influência da mídia no discurso de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 38, n. 65, p. 38-53, jul./dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52217-
dc.description.abstractUnder the light of metaphor-led discourse analysis, partial results of analysis about the influence that the media seems to exert in the talk of urban violence victims in Fortaleza-Ceara-Brazil are presented. We understand metaphor as a dynamic complex emergence capable of expressing participants’ feelings, values, belies and attitudes as they talk about how their routines have changed in view of the prevalent state of violence. Under this view, we analyze the recurrence of metaphor and metonymic vehicles present in some corpus excerpts that allow us to propose the emergence of the systematic metaphor VIOLENCE IS A PRODUCT MANUFACTURED BY THE MEDIA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Signopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectViolência urbanapt_BR
dc.titleA influência da mídia no discurso de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta, sob a ótica da análise do discurso à luz da metáfora, resultados parciais de análises sobre a influência que a mídia parece exercer sobre as falas de vítimas de violência urbana em Fortaleza-Ceará-Brasil. Entendemos a metáfora como emergência dinâmica complexa, capaz de expressar sentimentos, valores, crenças e atitudes dos participantes ao relatarem como suas rotinas têm mudado em vista do prevalecente estado de violência. Nessa ótica, analisamos a recorrência de veículos metafóricos e metonímicos presentes em alguns excertos do corpus que nos permitem propor a emergência da metáfora sistemática VIOLÊNCIA É UM PRODUTO MANUFATURADO PELA MÍDIA.pt_BR
dc.title.enThe influence of the media in the discourse of urban violence victims in Fortaleza-Ceara-Brazilpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_acpelosihpmfeltes.pdf309,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.